O Waze é um navegador no qual você faz parte do mapa. Explico: cada motorista tem um perfil, que pode ser associado ao Facebook, e um avatar – uma gotinha sobre rodas que mostra sua localização no mapa, velocidade, apelido e humor (que você pode escolher). O objetivo é que cada motorista colabore com informações sobre congestionamentos, acidentes e presença de policiais.

Além de mostrar no mapa as outras “gotinhas” e as informações e comentários que fornecem, o Waze é um navegador e, claro, calcula rotas para chegar a um destino e dá instruções passo a passo. O app mostra diferentes opções de caminho e estima o tempo de chegada conforme o trânsito, como o tradicional Google Maps, e ainda alerta sobre radares (discretamente) e permite interação entre os motoristas. Você pode ver aonde seus amigos estão indo, e qualquer avatar no mapa – até mesmo o daquele do carro que está à sua frente e não dá passagem de jeito nenhum – pode ser identificado e contactado por mensagem via Waze. Cuidado com o que você vai dizer…

O aplicativo é grátis e os mapas são baixados pelo telefone, mas ocorrem alguns problemas. Para começar, há muitos erros na localização de endereços e pontos de interesse. O segundo, mais grave, é que, diferentemente do Google Maps, sua interface não é fácil de ser usada por quem está dirigindo. Explorar o mapa e digitar textos ao volante é bem perigoso. Melhor deixar isso para o passageiro…