11/03/2021 - 10:15
O Volvo XC40 foi eleito a Compra do Ano em 2019, mas no ano passado perdeu O posto para o Range Rover Evoque – um belíssimo modelo, pioneiro na categoria e muito superior aos rivais no uso off-road (leia avaliação). Agora, nosso debate ficou entre reeleger o SUV compacto-chique da Land Rover ou voltar o prêmio para o XC40.
O sueco levou a melhor, por mérito de sua nova mecânica híbrida plug-in – que estreou na versão R-Design e agora foi “democratizada” para toda a linha. Às qualidades já conhecidas do SUV – belo design interno e externo, dirigibilidade irrepreensível, suspensões excepcionais e sistemas semiautônomos de última geração –, soma-se a nova mecânica. Ela combina um motor tricilíndrico 1.5 turbinado de 180 cv a outro elétrico, de 82 cv – no total, são 262 cv e respeitáveis 43,3 kgfm, levados às rodas por uma transmissão de dupla embreagem e sete marchas (0-100 km/h em 7s2).
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2021
A grande vantagem em relação aos híbridos “comuns” é justamente ser plug-in – ou “plugável”. Tendo onde carregá-lo –o que leva três horas no carregador rápido ou uma noite na tomada comum –, o consumo é extremamente baixo. Na verdade, pode ser até mesmo zero no uso urbano e cotidiano, pois o SUV pode rodar até 50 km no modo 100% elétrico (no híbrido, fizemos média de 25 km/l na cidade, isso depois de 75 quilômetros de trânsito pesado).
+Avaliação: Mercedes GLA 2021 é SUV 1.3 com visual esportivo por R$ 325.900
+Carros híbridos: veja como funcionam os quatro tipos e confira os mais vendidos do Brasil
É verdade que este novo XC40 T5 Plug-in abre mão da tração integral, mas sabemos que a enorme maioria dos compradores destes SUVs não encara aventuras (se for este o caso, prefira o Evoque).
Mesmo assim, ao volante, ele passa bem mais a desejada “sensação de SUV” (e menos a de um “hatch bombado”) do que os rivais alemães (Audi Q3, Mercedes-Benz GLA — leia avaliação — e BMW X3). E com um posicionamento bastante competitivo: a versão de entrada custa menos que um Toyota RAV4, que é maior, porém bem menos sofisticado e potente e não plugável. Sem dúvida o XC40 é, mais uma vez, a melhor compra em sua categoria e faixa de preços. É a Compra do Ano 2021.
› VERSÕES
T5 Momentum R$ 239.950
T5 Inscription R$ 269.950
T5 R-Design R$ 274.950
› Potência 262 cv
› Porta-malas 460 litros
› Consumo A
› Versão indicada T5 Momentum
AVALIAÇÕES COMPLETAS DO VOLVO XC40:
- Volvo XC40 Momentum 2021, híbrido plugável mais barato do Brasil, é o melhor de dois mundos
- Com preço de Toyota RAV4, Volvo XC40 híbrido faz 25 km/l na cidade e acelera como esportivo
- Volvo XC40 mostra que não adianta o carro ser inteligente se nós não somos