23/05/2013 - 18:19
Sempre gostei do BMW X1. Mas uma coisa me incomodava nesse modelo: eu me encantava com a versão 28i – com motor seis cilindros de 245 cv e pegada esportiva –, mas só podia sonhar com a 18i, mais barata, porém de desempenho acanhado. Uma custa pouco mais de R$ 120 mil; a outra, quase R$ 180 mil. É muita diferença. Se tivesse esse dinheiro todo, teria outros brinquedinhos bem mais interessantes na minha lista de desejos. Queria mesmo era comprar um X1 topo de linha e pagar o valor do carro de entrada. Para mim, isso seria o mais justo. Até que conheci a 20i, nova versão intermediária do X1. Não é tão barato como esperava nem tão potente como gostaria, mas é uma oferta muito mais interessante.
No meu dia a dia, não senti falta de nada. O motor 2.0 turbo de 184 cv, aliado ao ótimo câmbio automático de oito marchas, não arranca sorrisos como o seis cilindros, mas é mais do que su ciente para resolver a vida de qualquer família. E ainda oferece menor consumo, fruto da cilindrada menor e do auxílio do sistema Eco Pro e do irritante start-stop. Realmente, não gosto de sentir o carro ligando e desligando o tempo todo, confesso. Que me desculpe o meio ambiente. A suspensão firme, que na cidade prejudica um pouco o conforto, permite certa diversão nas curvas, mas os controles eletrônicos freiam a empolgação. De qualquer forma, é um carro gostoso de guiar.
O espaço interno não se destaca, mas quatro adultos se acomodam bem e o porta-malas é amplo para o porte do carro. Nas viagens, depois de curtir o asfalto, dá para enfrentar terrenos de baixa aderência e estradas sem pavimentação – mas ele está longe de ser um off-road. Por cerca de R$ 130 mil, é uma opção atraente. Um BMW com o qual posso pegar a estrada de terra esburacada que leva à minha chácara sem sensação de culpa.
O interior é típico da marca, bem acabado, ergonômico, mas isento de frescuras. E, para um carro com pretensões familiares, tem muito menos porta-objetos do que deveria. Ainda assim, poderia ganhar vaga na minha garagem. Bom, isso se eu não mudasse de ideia no showroom ao olhar para o 320i: mesmo motor, comportamento mais esportivo e preço menor.