Os engenheiros da Audi trabalham arduamente no desenvolvimento da segunda geração do bem-sucedido superesportivo R8, o “911 da Audi”, que deve chegar ao mercado europeu ainda em 2015. Para manter seu peso abaixo dos 1.500 kg, a marca utilizará diferentes materiais compostos – muitos deles já testados e aprovados nos modelos de corrida LMP1 e R8 LMS. Esses materiais especiais serão aplicados principalmente no capô e no teto do carro – ajudando a manter baixo também o centro de gravidade –, e também nas barras estabilizadoras e nas molas das suspensões. A carroceria, de carbono 23%, será mais leve e quatro vezes mais rígida. Além disso, todos os novos R8 terão freios carbono-cerâmicos (hoje de série apenas na versão V10 Plus) e rodas de titânio. Sua agressividade inata será acentuada – como se vê na ilustração acima – pela nova grade tridimensional e pelos faróis de LEDs ajustáveis, como no protótipo e-tron. Nas laterais, haverá uma mudança de desenho nas típicas tomadas de ar “sideblade”, enquanto na traseira um difusor duplo “estilo Le-Mans” marcará a estreita ligação do modelo com os carros de corrida. Quanto aos motores, conseguimos confirmar a manutenção das unidades 4.2 V8 e 5.2 V10, aprimoradas para ter, respectivamente, 450 e 570 cv (hoje eles têm 430 e 550 cv). O R8 ganhará também as tecnologias start-stop e “cilindros sob demanda”, enquanto uma versão híbrida foi considerada desnecessária. No interior, os instrumentos e o espelho retrovisor serão totalmente digitais – e o sistema multimídia MMI ganhará uma modernização.