Prazer de dirigir sempre foi um ponto alto do Ford Focus. Uma característica aprimorada nesta quarta geração, que, entre muitas novidades, teve melhorias que deixaram seus motores mais modernos e elásticos. O 2.0 de até 178 cv avaliamos no sedã, como você viu na edicão passada. Agora é hora de falar do 1.6, que, por enquanto, é exclusivo do hatch. Trata-se do mesmo Sigma 1.6 do New Fiesta e do EcoSport, com duplo comando variável (TiVCT), que garante mais elasticidade para acelerar.

Mas não foi só isso que mudou no Sigma. Além de aposentar o tanquinho de partida a frio, o modelo ganhou um coletor de escapamento do tipo 4-2-1, que favorece o torque em baixa (91% a 1.500 rpm) e ainda permite um ganho de 5 cv, dos 130 cv da geração anterior para 135 cv. Assim, a potência do Focus ficou na média das encontradas em seus rivais diretos, que, segundo a Ford, são Hyundai i30 (128 cv), Peugeot 308 1.6 (122 cv), VW Golf 1.4 turbo (140 cv) e Chevrolet Cruze Sport6 1.8 (144 cv). Ainda assim, vale notar, ela ainda é inferior à do 308 2.0 (151 cv), que não foi citado pela marca, mas tem versões que estão na mesma faixa de preços.

O câmbio automatizado de dupla embreagem PowerShift de seis marchas faz trocas rápidas e imperceptíveis, mas as mudanças sequenciais, como no Sedan, podem ser feitas apenas pelo botão ao lado da alavanca – o que é pouco prático quando se quer dirigir mais esportivamente. É uma pena que o carro não tenha as borboletas atrás do volante. Quando o cliente escolhe essa transmissão, junto com ela vem o Advance Trac, sistema que reúne os controles eletrônicos de tração, de estabilidade e de torque em curvas – aumentando a segurança, e ainda agrega o assistente de partidas em rampas e o aviso de pressão baixa dos pneus.

A pegada esportiva do Focus é evidenciada pelas suspensões, calibradas na medida certa. Nas curvas, as suspensões traseiras independentes fazem a alegria do motorista, transmitindo altas doses de estabilidade e segurança. O fato de ter um ótimo conjunto mecânico não significa um descuido do conforto. A cabine tem bom acabamento e chamam a atenção a posição de dirigir e o isolamento acústico. Quem viaja atrás ainda encontra pouco espaço para as pernas: a distância entreeixos cresceu só 8 mm.

Os preços começam em R$ 60.990, na versão S manual, já com sistema multimídia com entradas USB e auxiliar, comandos de voz, bluetooth e tela de 3,5”, podendo chegar a R$ 87.990, na topo de linha Titanium 2.0 com o pacote Plus, que adiciona bancos dianteiros elétricos, faróis de xenônio, luzes diurnas de LED, teto solar, sensor de estacionamento dianteiro e sistema de estacionamento automático.