22/04/2021 - 14:41
Nada mais desagradável do que se interessar por um carro ou moto e ser pego de surpresa com algum problema que inviabilize o negócio. Para facilitar a vida de quem está em busca de um carro usado, o Detran.SP disponibiliza uma série de serviços digitais gratuitos para investigar a existência de possíveis débitos ou restrições no prontuário do veículo.
+Conheça os principais motivos que impedem o licenciamento de um veículo
+Detran SP libera licenciamento 2021; veja datas
+SP: Detran dá desconto de 40% em multas de trânsito
+Detran abre processo para distribuir CNH gratuita
A maior parte das consultas pode ser realizada totalmente online, sem a necessidade de ir presencialmente a uma unidade. O primeiro passo é acessar o portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e clicar na aba ‘Veículos’. Além do registro de furto ou roubo (que pode ser consultado apenas com a placa), é possível verificar ainda a existência de débitos e restrições administrativa, judiciais e gravame (com a placa e o Revanam).
Outros serviços disponibilizados online pelo Detran são a emissão da certidão negativa ou positiva de propriedade do veículo (que exige o CPF do proprietário, login e senha), além do extrato de cadastro do veículo, que é o único serviço realizado somente mediante agendamento.
Este documento deve ser solicitado ao Detran.SP somente pelo proprietário do veículo para entrega ao novo comprador. A consulta informa desde a data do último licenciamento, histórico do veículo, município de registro, números do Renavam, chassi, entre outros.