27/04/2021 - 8:00
O Ford Bronco é um ícone da indústria norte-americano produzido de 1966 a 1996. E a representatividade do “jipão” lhe trouxe inúmeras participações em produções do cinema e da TV. Entre elas, em “Agarre-me se puderes”, “60 segundos” (o original de 1974), “Magnum PI”, “Havaí Five-O”, “MacGyver’ e nos desenhos animados “Os Simpsons” e “American Dad!’, para lembrar.
Após publicar um teaser com a data de estreia no Brasil, em maio deste ano, eis que fomos conhecer de perto o novíssimo Ford Bronco. A oportunidade nos proporcionou a chance de um primeiro contato estático com a versão Wildtrak – lá fora, nos Estados Unidos e no México, a gama é composta pelas opções Base, Big Bend, Black Diamond, Outer Banks, Badlands, Wildtrak e First Edition.
Sem abrir mão do estilo “quadrado” e da personalidade dos modelos do passado, o lançamento seduz pelo porte. Afinal, o Ford Bronco Sport com quatro portas transmite 4,386 m de comprimento, 1,887 m de largura, 1,813 m de altura e 2,669 m de entre-eixos. Ou seja, medidas similares ao do best-seller Jeep Compass.
+ Carro voador elétrico Aska já está disponível em pré-venda
+ Como funcionam os pneus que rodam sem ar
+ Avaliação: por menos de R$ 60 mil, Hyundai HB20 1.0 é uma pechincha
+ Veja 5 sedãs compactos seminovos com preço de Renault Kwid 0 km
Os números se traduzem em amplitude interna e palmas para o acabamento do interior amplo. Os assentos exibem tecidos no padrão veludo na parte de cima e dos encostos, com o emblema do cavalinho. A posição de dirigir é alta e o volante de raio fino entrega uma boa empunhadura. Além disso, a coluna é amplamente ajustável em altura e profundidade.
Quem viaja atrás encontra as saídas de ar e a tomada de 110V. Apesar da tração 4×4, o túnel central não é elevado e não tira o conforto do quinto ocupante. Sob o banco traseiro está presente um porta-sapatos e atrás dos encostos frontais há bolsas com zíperes. Uma pena o teto solar não ser panorâmico, porém, estão presentes o Ford PassConnect e o Wi-Fi “nativo”.
A área envidraçada coopera na visibilidade à frente e atrás, enquanto o vidro traseiro pode ser aberto de maneira independente, como era nos modelos Ford Explorer e Expedition. A peça exibe um simpático easter egg – outros também estão presentes no bocal de abastecimento e nos faróis. Já o compartimento de cargas possui iluminação, tomadas 12V/110V e uma prática mesinha dobrável, cujo manuseio é descomplicado.
+ Em breve no Brasil, VW Taos terá nos EUA preço de T-Cross por aqui
+ BMW F 900 R ganha série especial inspirada nos aviões de caça
+ Caoa Chery divulga novo teaser do Tiggo 3X, o futuro SUV da marca
+ Avaliação: de Chevrolet Trailblazer Premier na selva de pedra
A parte exterior é complementada pelas rodas de 17” vestidas por pneus Pirelli Scorpion ATR de medidas 225/65 (mesma medida do estepe), que deixam aparentes os discos de freios nas quatro rodas. Já as capas dos retrovisores não são pintadas na cor da carroceria para evitar riscos indesejados ao enfrentar um trajeto fora-de-estrada.
Sob o capô, o motor 2.0 Ecoboost turbinado está associado ao câmbio automático de oito marchas. Um conjunto que agrada pelo funcionamento silencioso e a baixa vibração. Nosso primeiro contato não contemplou um test-drive.
O Ford Bronco Sport Wildtrak traz tração 4×4 e vem equipado com o sistema G.O.A.T. Modes, que ajustam automaticamente os parâmetros do veículo para cada condição de pista. Estão disponíveis os modos de condução normal, eco, esporte, escorregadio, areia, lama e Rock Crawl (rocha). Outras tecnologias do SUV são o controlador de velocidade com a função Stop & Go, nove airbags, alerta de esquecimento de objetos no banco traseiro e a assistência de frenagem de emergência com detecção de pedestres.