08/07/2014 - 19:42
Land Rover Discovery recebeu mudanças pontuais na linha 2014. O SUV passa a ter novos faróis de LED com iluminação diurna, além de para-choque dianteiro e grade redesenhados. As rodas de aro 19 ou 20 também exibem visual revisto. O capô ganhou a inscrição Discovery, pois ele passará a ser uma família (leia reportagem a partir da página 42). O jipão usa motor V6 3.0 com dois turbos – um atua nos giros altos e o outro, nas rotações mais baixas. São 256 cv e 61 kgfm na versão avaliada. O motor seis cilindros é movido a diesel, mas impressiona pelo funcionamento suave e o baixo nível de ruído. O câmbio automático de oito marchas da ZF faz breves mudanças e tem opção de trocas sequenciais. Essa caixa permite rodar a 120 km/h com a agulha do conta-giros pouco acima das 1.000 rpm.
As suspensões a ar eletrônicas são macias, mas deixam a carroceria rolar nas curvas. Não poderia ser diferente, pois o Discovery tem centro de gravidade alto, com seu quase 1,90 m de altura. Por outro lado, essas dimensões se re e-tem em espaço abundante para os passageiros.
O acabamento de couro Windsor (antes presente somente nos modelos Range Rover) aparece nos assentos, nas laterais de portas e no painel. O áudio Meridian tem 17 alto-falantes e 825W de potência.
Há duas telas de 8” atrás dos encostos de cabeça dianteiros, com funcionamento independente e fones de ouvido sem o. Também há tevê digital. Existe lugar para sete passageiros e o acesso para a terceira leira de bancos é simples. Dois adultos se acomodam bem. Os espelhos ganharam piscapisca e trazem monitor de pontos cegos e detector de 90°, que ajuda na hora de estacionar.
Com esse requinte, o Discovery encara o fora de estrada. O sistema Terrain Response 2 altera a calibração do pedal do acelerador, reduzida, bloqueio do diferencial e altura da suspensão. Já o Wade Sensing funciona por meio de sensores nos retrovisores e mede a profundidade ao transpassar áreas inundadas. Com tudo isso, está explicado por que o Land Rover Discovery custa mais de R$ 350.000
nessa versão topo de linha.