Bateria descarregada: saiba o que fazer para sair do sufoco
Bateria descarregada: saiba o que fazer para sair do sufoco

Essa é uma situação que certamente boa parte dos motoristas já enfrentou: a de tentar dar a partida no carro e descobrir que a bateria está totalmente descarregada.

+ Veja dicas para prologar a vida da bateria do carro elétrico
+ Dicas para usar melhor o câmbio automático do seu carro
+ Confira os estados onde ainda vale a pena usar o etanol
+ Cinco dicas para economizar combustível no seu carro

Seja pelo desgaste natural do acumulador de energia ou por um descuido, como deixar os faróis acesos ou o som ligado a noite toda, o procedimento de partida com a bateria auxiliar deve ser feito com cuidado e equipamentos corretos.

Isso é necessário para evitar o superaquecimento dos cabos e até mesmo danos aos sistemas elétricos tanto do veículo que fornecendo a energia quanto o do que está recebendo. Confira a seguir o que você vai precisar e como fazer o procedimento de transferência de carga de forma segura.

O que eu preciso?

Você vai precisar de cabos especiais para partida auxiliar (encontrados em lojas de autopeças), de de um outro carro com a bateria em boas condições.

Certifique-se que não haja ninguém no interior do veículo no momento de conexão dos cabos. Em caso de pane elétrica, pode haver o acionamento dos airbags.

Ligação elétrica

Antes de começar a fazer a ligação elétrica entre os carros, certifique-se de que o automóvel que vai receber a carga está com a chave na posição desligada e não esteja encostado no outro automóvel.

Conecte o polo positivo das duas baterias e ligue o polo negativo da bateria que vai fornecer a carga ao ponto de aterramento do veículo que vai recebê-la (normalmente é a carcaça do motor).

Dando a partida

Ligue o motor do veículo fornecedor de energia e deixe ele funcionando em marcha lenta. Em seguida, dê a partida no carro que está recebendo a carga.

Deixe os cabos ligados por dois ou três minutos, até que o motor do veículo com a bateria descarregada comece a funcionar de maneira uniforme.

Desconexão

No veículo que está recebendo a carga, ligue equipamentos como o desembaçador traseiro e o ventilador para reduzir picos de tensão no momento da desconexão dos cabos.

Comece retirando o cabo negativo e deixe para remover em seguida o cabo positivo, tomando cuidado para não encostar os terminais negativos nos positivos.

Mais na Motor Show

+ Fiat oferece Argo 0 km com pronta entrega e desconto de até R$ 5 mil
+ Citroën faz promoção com bônus e revisão grátis para a compra do C4 Cactus
+ Chinesa BYD cria carro elétrico com câmbio manual e embreagem
+ Emplacamentos: parcial de maio tem cinco SUVs no top 10; confira a lista
+ Multas na pandemia: saiba o que fazer e como recorrer das infrações
+ Segredo: conheça todos os detalhes do projeto Apple Car