Dacia Bigster
Dacia Bigster

Antes conhecida pelos modelos espartanos baseados em plataformas da Renault, a Dacia — marca romena de baixo custo do grupo francês — passa por um processo de ‘gourmetização’, com carros mais sofisticados como os novos Logan e Sandero. Um dos modelos mais importantes dessa transição é o Bigster, um SUV de sete lugares. Mostrado em janeiro como um conceito, o modelo acaba de ter o seu desenho definitivo vazado por imagens de registro do escritório europeu de patentes.

+ Dacia apresenta o Bigster Concept e adianta um “irmão” maior do Renault Duster
+ Dacia revela os novíssimos Sandero, Stepway e Logan
+ Avaliação: Renault Duster Iconic CVT só fica devendo no desempenho
+ Avaliação: Duster 1.0 turbo é menos potente, mas melhor que o 1.6

A descoberta foi revelada pelo site espanhol Autofácil. As imagens revelam que o Dacia Bigster irá manter boa parte dos detalhes e linhas básicas do conceito, incluindo a dianteira com faróis de LED e a grade frontal que lembra a do Ford Bronco Sport e a lateral de linhas musculosas com os chamativos apliques em cor contrastante com a do restante da carroceria, no melhor espírito Land Rover Defender.

Posicionado acima do Duster na linha da Dacia, o Bigster tem cerca de 4,60 m (10 cm menos que um Volkswagen Tiguan Allspace), sendo baseado na especificação simplificada da plataforma modular CMF-B da Renault, que já é empregada nos Logan e Sandero de nova geração. Já a gama de motores deve incluir um novo 1.2 turbo de três cilindros a gasolina, além da possibilidade de integração com algum tipo de tecnologia híbrida.

PreviousNext

De acordo com a imprensa europeia, a apresentação oficial do Dacia Bigster deve acontecer em junho, inicialmente na Europa. Mas com grandes chances de chegar ao Brasil como um Renault. A expectativa é que as linhas do novo SUV inspirem a nova geração do Duster, prevista para chegar em 2024, também com a plataforma modular CMF-B.

Mais na Motor Show

+ Veja os 10 carros seminovos e usados que mais valorizaram acima da Tabela Fipe
+ Startup Semexe cria “Tabela Fipe” para bicicletas; saiba mais
+ Teste rápido: Ford Bronco Sport seduz por dirigibilidade e capacidade off-road
+ Carros usados puxam alta de preços em abril, aponta estudo
+ Desenho do novo Citroën C3 SUV é revelado em miniatura
+ Seguradoras anunciam desconto de até 15% no seguro dos Jeep Compass e Renegade; entenda