27/05/2021 - 14:30
Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados propõe que pessoas não habilitadas que sejam pegas dirigindo veículos automotores só poderão iniciar o processo de obtenção de CNH (Carteira Nacional da Habilitação) depois de um período de seis meses do flagrante.
+ Veja 5 infrações de trânsito que não geram pontos na CNH
+ Dez multas que fazem você perder a CNH
+ Carro com placa final 3 deve ser licenciado em junho; veja como fazer
+ Projeto de lei quer aliviar multa por estacionar em calçadas ou ciclovias
De autoria da deputada Rosana Valle (PSB-SP), a ideia do Projeto de Lei 1.188/2021 é alterar o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) para igualar a punição dos motoristas sem a CNH a aquela dada para as pessoas já em processo de habilitação que sejam flagradas conduzindo veículo sem a companhia de um instrutor.
“Não é razoável que o candidato que busca os meios adequados para dirigir de acordo com a lei estar sujeito a penalidade maior do que um cidadão que nem mesmo procura regularizar sua situação”, ressalta o texto da proposta.
No CTB, dirigir sem possuir a CNH é considerado infração gravíssima multiplicada por três, com multa de R$ 880,41 para o responsável pelo automóvel, que ainda perde sete pontos na habilitação. O veículo fica ainda retido até a chegada de um condutor devidamente habilitado. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.
Mais na Motor Show
+ Volkswagen Taos estreia no Brasil a partir de R$ 154.990; confira as versões e equipamentos+ Jeep confirma nome Commander para novo SUV de sete lugares
+ Novo SUV da Fiat: conheça os primeiros detalhes da plataforma MLA
+ Carro com placa final 3 deve ser licenciado em junho; veja como fazer
+ Caoa Chery Tiggo 8 de luxo, Exeed TXL é registrado no Brasil
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet