30/03/2015 - 12:36
Toda pessoa exigente que precisa de um sedã deveria considerar a compra do Mercedes CLA 250 Sport. Ele entrega mais que as versões básicas e não tem o desempenho “exagerado” da linha AMG. É dono de uma beleza própria, porte médio, performance superior e acabamento AMG. En m, um esportivo para quem aprecia um bom carro, mas também quer utilizá-lo com certo conforto no dia a dia. O CLA 250 tem motor 2.0 de 221 cv. Custa R$ 192.900. Abaixo dele, o CLA 200 usa motor 1.6 de 156 cv e tem duas con gurações de acabamento: Urban (R$ 131.900) e Vision (R$ 153.900). Acima, o CLA 45 AMG tem motor 2.0 de 360 cv e sai por R$ 298.900.
O CLA é um cupê 4-portas, na de nição da Mercedes. Para nós, é um cupê-sedã, pois tem o terceiro volume no porta-malas. Mesmo com 149 cavalos a menos, seu motor também é desenvolvido pela AMG. Não chega a empolgar, mas acelera de 0-100 km/h em 6,6 segundos. Mesmo para uma pessoa apressada, está bom demais – com destaque para o excelente câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas.
O kit AMG inclui rodas de liga leve aro 18 pretas (pneus 235/40) com acabamento em alto brilho, pinças de freio vermelhas, setup diferenciado do controle de estabilidade, um ronco especial gerado pelo sistema de escapamento modi cado e, por dentro, bordados e cintos de segurança vermelhos. Sua grande virtude, entretanto, não se vê, mas se sente: a direção esportiva, o eixo dianteiro e o chassi acertados pela AMG. Vale ressaltar que a suspensão esportiva deixou o carro muito baixo e pode se
transformar em um tormento no uso cotidiano. Na estrada ele não tem problemas. Na cidade, porém, é raro o quebra-molas em que ele não raspa o assoalho. Qualquer saliência no asfalto, dessas que existem para a água escorrer nos cruzamentos, faz
com que o bico do carro bata no chão.
Fora isso, o CLA 250 Sport me agradou em tudo: posição de dirigir, conforto, estilo primoroso, quadro de instrumentos perfeito, trocas de marcha sequenciais por borboletas, tração integral, itens de segurança, facilidade do uso do sistema multimídia
e, claro, comportamento dinâmico nível A.