A Volkswagen está testando a tecnologia 5G, por meio de uma rede local estacionária, em sua principal fábrica em Wolfsburg, na Alemanha, cobrindo inicialmente a ala piloto e o principal centro de desenvolvimento.

O projeto piloto testará se a tecnologia 5G atende às demandas da produção de veículos, visando o desenvolvimento da mesma para a produção industrial em série no futuro.

+ Volkswagen: produção em São Bernardo será reduzida por falta de chips
+ Volkswagen desenvolve novo conceito de minivan autônoma elétrica

Uma frequência de rádio 5G específica será usada para garantir uma transmissão de dados segura e sem atraso.

“Com a implementação de nossa estratégia Accelerate, estamos trabalhando a toda velocidade para transformar as instalações da Volkswagen em fábricas inteligentes. Nosso objetivo é otimizar continuamente nossa produção e torná-la ainda mais eficiente e flexível”, explica Christian Vollmer, membro do conselho de administração da marca Volkswagen, responsável pela produção e logística, em nota divulgada.

E completa: “acreditamos que a tecnologia 5G traz um grande potencial de inovação, desde o uso de robôs inteligentes e sistemas de transporte sem operadores ao controle em rede da fábrica e do maquinário em tempo real, com software remoto sendo gerado pelos veículos fabricados”.

Além disso, a fábrica transparente de Dresden também colocou em operação uma “ilha 5G” em operação.

Foto: Divulgação

Transferência de dados em tempo real 

Na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg já existem cerca de cinco mil robôs, assim como muitas outras máquinas e sistemas. Uma transmissão de dados segura e sem retardos será necessária no futuro para monitorá-los, diz a montadora.

A latência, ou seja, o tempo necessário para que os dados sejam enviados através da rede, é reduzida significativamente com o uso de redes 5G, em comparação com outras tecnologias de comunicação sem fios, como a WLAN.

A tecnologia 5G proporciona tempos de latência extremamente curtos, de até um milésimo de segundo, taxas de transmissão na casa dos gigabits e uma confiabilidade considerável mesmo com alto índice de utilização. Essa comunicação sem fios em tempo real tornará possíveis pela primeira vez muitas aplicações inteligentes de fabricação.

Um cenário a ser testado na fase piloto, em condições de laboratório similares às reais em Wolfsburg, é o carregamento sem fios de dados para os veículos produzidos. Com altos níveis de digitalização e veículos totalmente conectados, o processo de produção exige que grandes quantidades de dados sejam transmitidos para os carros. A tecnologia 5G possibilita isso de forma mais rápida e a qualquer momento durante a produção.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Motoristas de aplicativos devolvem 30 mil carros alugados
+ Volkswagen: produção em São Bernardo será reduzida por falta de chips
+ Híbridos por assinatura: empresa oferece Corolla Cross, Volvo e BMW
+ Versões e preços Fiat Pulse
+ Confira a galeria de fotos do Fiat Pulse
+ Avaliação: Fiat Pulse chega para ser um divisor de águas
+ Leilão da PRF tem 109 veículos conservados; lances começam em R$ 300
+ Pneu que não fura: Michelin tem data marcada para lançar modelo
+ Gol: carro mais acessível da Volks chega até quase R$ 90 mil; veja cada versão
+ Veja quais são os 10 carros populares mais roubados em SP