21/10/2021 - 13:33
A Volkswagen está testando a tecnologia 5G, por meio de uma rede local estacionária, em sua principal fábrica em Wolfsburg, na Alemanha, cobrindo inicialmente a ala piloto e o principal centro de desenvolvimento.
O projeto piloto testará se a tecnologia 5G atende às demandas da produção de veículos, visando o desenvolvimento da mesma para a produção industrial em série no futuro.
+ Volkswagen: produção em São Bernardo será reduzida por falta de chips
+ Volkswagen desenvolve novo conceito de minivan autônoma elétrica
Uma frequência de rádio 5G específica será usada para garantir uma transmissão de dados segura e sem atraso.
“Com a implementação de nossa estratégia Accelerate, estamos trabalhando a toda velocidade para transformar as instalações da Volkswagen em fábricas inteligentes. Nosso objetivo é otimizar continuamente nossa produção e torná-la ainda mais eficiente e flexível”, explica Christian Vollmer, membro do conselho de administração da marca Volkswagen, responsável pela produção e logística, em nota divulgada.
E completa: “acreditamos que a tecnologia 5G traz um grande potencial de inovação, desde o uso de robôs inteligentes e sistemas de transporte sem operadores ao controle em rede da fábrica e do maquinário em tempo real, com software remoto sendo gerado pelos veículos fabricados”.
Além disso, a fábrica transparente de Dresden também colocou em operação uma “ilha 5G” em operação.
Transferência de dados em tempo real
Na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg já existem cerca de cinco mil robôs, assim como muitas outras máquinas e sistemas. Uma transmissão de dados segura e sem retardos será necessária no futuro para monitorá-los, diz a montadora.
A latência, ou seja, o tempo necessário para que os dados sejam enviados através da rede, é reduzida significativamente com o uso de redes 5G, em comparação com outras tecnologias de comunicação sem fios, como a WLAN.
A tecnologia 5G proporciona tempos de latência extremamente curtos, de até um milésimo de segundo, taxas de transmissão na casa dos gigabits e uma confiabilidade considerável mesmo com alto índice de utilização. Essa comunicação sem fios em tempo real tornará possíveis pela primeira vez muitas aplicações inteligentes de fabricação.
Um cenário a ser testado na fase piloto, em condições de laboratório similares às reais em Wolfsburg, é o carregamento sem fios de dados para os veículos produzidos. Com altos níveis de digitalização e veículos totalmente conectados, o processo de produção exige que grandes quantidades de dados sejam transmitidos para os carros. A tecnologia 5G possibilita isso de forma mais rápida e a qualquer momento durante a produção.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Motoristas de aplicativos devolvem 30 mil carros alugados
+ Volkswagen: produção em São Bernardo será reduzida por falta de chips
+ Híbridos por assinatura: empresa oferece Corolla Cross, Volvo e BMW
+ Versões e preços Fiat Pulse
+ Confira a galeria de fotos do Fiat Pulse
+ Avaliação: Fiat Pulse chega para ser um divisor de águas
+ Leilão da PRF tem 109 veículos conservados; lances começam em R$ 300
+ Pneu que não fura: Michelin tem data marcada para lançar modelo
+ Gol: carro mais acessível da Volks chega até quase R$ 90 mil; veja cada versão
+ Veja quais são os 10 carros populares mais roubados em SP