17/12/2021 - 12:00
O Kia Sportage, comercializado no Brasil, recebeu zero estrela nos testes de segurança do Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe.
O SUV é fabricado na Coreia do Sul, conta com dois airbags frontais e não tem Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) padrão.
+ Latin NCAP: Peugeot 208 ganha 2 estrelas e Tucson zera no teste; assista
+ Fiat Argo e Cronos zeram no Latin NCAP; Taos recebe 5 estrelas; assista
+ Toyota Yaris recebe apenas 1 estrela no Latin NCap; assista
O SUV atingiu 48,15% na Proteção do Ocupante Adulto, 14,87% na Proteção do Ocupante Infantil, 57,64% na Proteção para Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% nos Sistemas de Assistência à Segurança.
Segundo o Latin NCAP, o Sportage foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres.
“O modelo teve um bom desempenho em impacto frontal e impacto lateral para proteção do ocupante adulto, no entanto, a falta de um airbag lateral padrão para a cabeça limitou a pontuação do veículo. O teste de chicotada cervical (whiplash) mostrou boa proteção. A estrutura do habitáculo foi considerada estável e a área dos pés, instável. A Proteção do Ocupante Infantil foi pobre porque a Kia se recusou a recomendar os sistemas de retenção infantil (SRIs) para os testes. A Proteção para Pedestres variou de média a adequada, com proteção de marginal a boa na parte superior e inferior da perna e de boa a marginal na cabeça do pedestre”, disse a entidade.
Com o resultado, o Latin NCAP sugeriu que a Kia se oferecesse para avaliar versões mais bem equipadas para mostrar aos consumidores os benefícios de mais equipamentos de segurança, mas o fabricante recusou.
Assista ao vídeo abaixo:
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Conheça os detalhes do Volkswagen Fox com seis rodas e três eixos
+ Avaliação: RAM 1500 acelera forte, mas não faz sentido
+ Comparativo de SUVs: Jeep Compass vs. VW Taos e Toyota Corolla Cross
+ Fiat Pulse fica mais caro em todas as versões; veja o reajuste
+ Peruas usadas valorizam acima da média; confira o top 10
+ Avaliação: Hyundai Creta 2022 arrisca no visual, mas se destaca pelo motor
+ Segredo: o SUV da Fiat com base de Peugeot que dá pistas sobre o novo Jeep Renegade
+ IPVA 2022: saiba como parcelar o imposto em até 12 vezes
+ São Paulo suspende rodízio de automóveis em dezembro; veja as datas
+ Isenção do IPVA para PCD é ampliada em SP; veja quem tem direito
+ Avaliação: Caoa Chery Tiggo 7 Pro é um novo rival para o Jeep Compass