O Nissan Juke é um daqueles carros que faz você olhar com mais respeito para a marca que o produz. Vários são os adjetivos que lhe caem bem: ousado, atrevido, charmoso, inovador. Com essa pegada e uma variada gama de versões, o Juke vai bater de frente com o Mini Cooper como “carro de charme” e tem potencial para fazer tremer até as bases do extraordinário Audi RS Q3, se vier com a assinatura esportiva Nismo (que avaliamos em dezembro).


O Nissan Juke tem várias configurações esportivas e vai ajudar a criar uma imagem para a chegada do Nissan Kicks

Dirigimos na Inglaterra o Juke 1.2 turbo, de 115 cavalos e seis marchas manuais. Ele deve chegar ao Brasil custando uns R$ 100.000, preço similar ao do Mini Hatch de entrada. Se a intenção da Nissan é criar imagem para a chegada do Kicks, o Juke cairá como uma luva. No test drive na Inglaterra tivemos pouco tempo para avaliar o Juke 1.2, mas ele encantou muito mais pela versatilidade, pela ótima posição de dirigir, pelo surpreendente espaço na traseira, pelas soluções de design e, claro, pelo charme, do que pelo desempenho. Mas isso não é problema para quem tem na gaveta um nervoso Juke Nismo RS de 218 cv, entre outras configurações.

O Juke é um “Radical Compact Crossover”. Ele chegou ao mercado no final de 2010 para ser uma alternativa aos jovens que compravam hatchbacks esportivos ou esportivados, mas com proposta mais robusta, masculina e dinâmica. “Não há nada parecido com o Juke porque não havia compromissos quando o desenhamos”, diz o designer Giovanny Arroba. Ele tem quatro portas, mas parece que são duas. O console na cor da carroceria é um de seus detalhes de charme.

—–

Ficha técnica:

Nissan Juke 1.2 Tekna

Motor: 4 cilindros em linha 16V, turbo, injeção direta
Cilindrada: 1997 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 115 cv a 4.500 rpm
Torque: 19,4 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: manual, seis marchas
Tração: dianteira
Direção: hidráulica
Dimensões: 4,135 m (c), 1,765 m (l), 1,565 m (a)
Entre-eixos: 2,530 m
Pneus: 225/45 R18
Porta-malas: 354 litros
Tanque: 46 litros
Peso: 1.236 kg 0-100 km/h: 10s8
Velocidade máxima: 178 km/h
Consumo cidade: 17,4 km/l (Europa)
Consumo estrada: 24,5 km/l (Europa)
Emissão de CO2: 129 g/km (Europa)
Nota do Inmetro: não participa