27/01/2022 - 14:13
A chinesa Great Wall Motors pretende investir R$ 10 bilhões no mercado brasileiro. Serão dois ciclos de investimento na sua fábrica em Iracemápolis (SP): cerca de R$ 4 bilhões de 2022 a 2025 e R$ 6 bilhões entre 2026 e 2032, com geração de 2.000 empregos diretos até 2025.
A planta no Estado de São Paulo, que será totalmente modernizada, terá sistema de produção inteligente e capacidade de produção instalada de 100 mil veículos por ano, com expectativa de faturamento anual de R$ 30 bilhões em 2025.
Segundo a companhia, a chegada ao país representa a sua maior base de produção fora da China, com o objetivo de se tornar um centro de exportação para a América Latina. Ela também pretende estimular a indústria local de fornecedores com a nacionalização de componentes e criar uma rede de eletropostos.
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Operação brasileira
No Brasil, a GWM vai lançar uma linha de produtos que terá somente SUVs e picapes, com modelos híbridos e elétricos. A companhia diz que esses produtos atendem “o desejo do consumidor brasileiro” e utiliza como dado o crescimento de 26% na venda de SUVs e de 25% no segmento de picapes no mercado nacional, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Veículos eletrificados
Os veículos com motorização híbrida terão de 230 cv a 430 cv de potência e 410 Nm a 762 Nm de torque. A GWM fala que os modelos terão aceleração de 0 a 100 km/h de 7,2 segundos a 4,8 segundos e consumo de combustível de 75 km/l a 208 km/l no uso combinado do motor elétrico com o motor a combustão como apoio.
O híbrido plug-in da GWM terá autonomia elétrica de 200 quilômetros e capacidade de recarga de 80% da sua bateria em 30 minutos.
Todos os modelos produzidos no Brasil terão recursos de conectividade e sistemas semiautônomos de segurança Nível 2 de série, além de permitir o uso do comando por voz para controlar as funções do veículo, como fechar vidros ou abrir o teto solar. Os veículos da GWM no Brasil também estarão prontos para suportar o recurso de conectividade 5G.
Três marcas
A GWM vai contar com três marcas, uma para cada linha de produtos. A Haval vai comercializar apenas SUVs on-road, a Tank contará com SUVs off-road de luxo e a Poer terá picapes inteligentes.
“Até 2025 serão lançados 10 modelos, com previsão de chegada do primeiro veículo no quarto trimestre deste ano, como importado, enquanto o primeiro veículo produzido no Brasil será lançado no segundo semestre de 2023. O lançamento no mercado brasileiro contará apenas com a próxima geração de modelos globais, que ainda não foi apresentada em nenhum mercado do mundo”, diz a GWM em nota.
Em um segundo momento, virá a linha Ora, uma marca premium exclusivamente movida a bateria. Ela será a primeira marca pura 100% de carros elétricos no Brasil.
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