Um levantamento realizado pela OLX revela que o poder aquisitivo do consumidor brasileiro para compra de um veículo apresentou queda acentuada nos quatro últimos anos.

O público que dispunha de R$ 55 mil para investir em um carro em 2018, por exemplo, poderia adquirir, na época, um automóvel seminovo, com 2 anos de uso, cujo preço médio chegou a alcançar R$ 53.348 na plataforma.

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Ainda de acordo com a pesquisa, em 2019, os mesmos R$ 55 mil disponíveis no ano anterior já não eram suficientes para comprar um seminovo com as mesmas características, ainda que este montante considerasse os reajustes do salário mínimo ou da inflação, pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), acumulados no período. Em 2019, um carro seminovo, com 2 anos de uso, passou a ostentar preço médio de R$ 59.675 na plataforma.

Porém, com o investimento de R$ 55 mil atualizado – R$ 57.895, considerando os reajustes do salário mínimo, ou R$ 58.483, pelo IPCA – era possível comprar um carro com 3 anos de uso, cujo preço médio era de R$ 49.854, na OLX.

2020

Em 2020, ainda era possível adquirir um automóvel com 3 anos de uso, com o mesmo valor de investimento de 2018. Considerando os reajustes para aquele período – R$ 60.621, levando em conta a atualização do salário mínimo, ou R$ 60.317, pelo IPCA -, o valor supera a cotação média para um veículo com as características, que era de R$ 59.113.

2021

Contudo, em 2021, o valor de investimento original, de R$ 55 mil, mesmo que corrigido pelos índices vigentes no período, conseguia comprar apenas um automóvel com 5 anos de uso, cujo preço médio na OLX alcançava R$ 56.824. No ano passado, a correção dos R$ 55 mil iniciais rendia R$ 63.417, pelo reajuste do salário base, ou a R$ 66.497, pela atualização IPCA.

Para adquirir um seminovo, com 2 anos de uso, em 2021, era necessário desembolsar R$ 79.637, preço médio anunciado na plataforma.

“Com a escassez de veículos novos nas lojas e a pressão sobre a renda, houve uma migração do consumidor para o mercado de seminovos. A demanda maior acabou gerando elevação nos preços médios e falta de carros nesta categoria. Com isso, os consumidores passaram a buscar automóveis usados, provocando um efeito cascata”, explica Danilo Igliori, VP economista chefe da OLX Brasil, em nota divulgada.

E completa: “é importante destacar que, enquanto a indústria seguir enfrentando problemas relacionados à falta de componentes na fabricação de modelos novos, o mercado de carros de segunda mão deve permanecer aquecido”.

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