Ambientalistas esvaziaram os pneus de SUVs nos bairros mais nobres de Londres (Inglaterra) na semana passada para protestar contra as emissões desses veículos, segundo o jornal inglês The Guardian. Além de encontrar o carro com os pneus murchos, os proprietários tinham multas falsas colocadas nos para-brisas com o aviso: “se os motoristas de SUV fossem uma nação, em 2018 eles teriam sido classificado como o sétimo maior emissor de CO2”.

Um estudo mostrou que 75% dos 360 mil veículos dessa categoria comprados no Reino Unido em em 2019 tinham seus proprietários vivendo em vilas ou cidades. E os bairros de Kensington e Chelsea, onde os ambientalistas agiram, tem um em cada 10 carros novos sendo um Ranger Rover.

+ Empresa holandesa cria veículo autônomo para recolher bitucas de cigarro; saiba mais
+ Subsidiária da Intel quer lançar ônibus elétricos e autônomos em 2024
+ Seguro para automóveis híbridos e elétricos; confira como funciona
+ BYD e Nuro desenvolvem veículos comerciais autônomos e elétricos

Acusados de vandalismo, os ambientalistas se defendem que apenas esvaziaram os pneus, sem danos aos veículos e que a ação era necessária para conscientizar os proprietários dos veículos sobre os combustíveis fósseis emitidos pelos carros grandes.

Segundo os defensores do meio-ambeinte, os SUVs a gasolina e diesel produzem 25% mais CO2 em média do que um carro de tamanho médio e são muito mais mortais. SUVs são significativamente mais propensos a matar pedestres em colisões e aqueles que os dirigem são 11% mais propensos a morrer em um acidente do que pessoas em carros normais.

MAIS NA MOTOR SHOW: