A Mercedes-Benz, a partir de 17 de maio de 2022, vai disponibilizar o sistema de condução autônoma Drive Pilot (SAE Nível 3) que pode ser encomendado como opcional para o Classe S e para o EQS na Alemanha.

A tecnologia permite que os motoristas entreguem a tarefa de condução ao sistema, sob certas condições, em situações de tráfego intenso ou congestionamento em trechos de autoestrada adequados na Alemanha até uma velocidade de 60 km/h.

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Após ativado, o Drive Pilot controla a velocidade e a distância e orienta o veículo dentro de sua faixa. O perfil da rota, os eventos ocorridos durante o trajeto e os sinais de trânsito são analisados e levados em consideração.

A Mercedes afirma que o sistema também reage a situações de trânsito inesperadas de forma independente, por exemplo por meio de manobras evasivas dentro da pista ou por meio de manobras de frenagem.

Essa condução autônoma baseia-se na tecnologia de detecção do veículo do Pacote de Assistência à Condução e inclui sensores adicionais. Estes incluem principalmente radar, LiDAR (sistema de medição de distâncias baseado na luz) e câmeras, além dos sensores de ultrassom e umidade, que também fornecem dados.

Foto: Divulgação

Base legal

Com a criação da Lei de Trânsito Rodoviário (StVG) para sistemas de nível 3 em 2017, a Alemanha foi o primeiro país a criar uma base legal para o uso desses sistemas.

O regulamento de aprovação técnica com o qual tal sistema pode ser certificado entrou em vigor só no início de 2021. Desde então, ele pode ser implementado na Europa.

A Mercedes diz que é a primeira empresa automotiva do mundo a atender aos exigentes requisitos legais do Regulamento Nº 157 da ONU para um sistema de Nível 3. Em detalhes, isso resulta em requisitos para o veículo e deveres para o motorista: no modo de condução automatizada, o veículo deve dominar a tarefa de direção com segurança e cumprir todas as regras de trânsito.

Vale ressaltar que a companhia oferece sistemas avançados de assistência ao motorista (SAE Nível 2) em seus veículos há anos, que facilitam situações do dia a dia e auxiliam no controle de velocidade e distância, direção ou mudança de faixa, por exemplo.

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Homologação nos Estados Unidos

A Mercedes-Benz pretende obter a homologação para os Estados norte-americanos da Califórnia e Nevada até o final do ano, desde que a situação legal permita a operação do sistema.

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