Nesta segunda-feira (30), a Stellantis e a Toyota Motor Europe (TME) anunciaram uma expansão da parceria entre as companhias, que vai resultar em uma nova van comercial de grande porte, incluindo uma versão elétrica a bateria.

O veículo marca o terceiro tipo de carroceria sob o acordo, completando a linha de LCVs, com opções compacta, média e agora também de tamanho grande.

+ Stellantis e Samsung investem R$ 12 bilhões para produzir baterias
+ BMW e Mercedes vendem empresa de carros compartilhados à Stellantis
+ Stellantis lidera as vendas na América do Sul; veja os destaques

A Stellantis fornecerá à TME o furgão para venda na Europa sob a marca Toyota. O novo veículo será produzido nas fábricas da Stellantis em Gliwice, Polônia, e Atessa, Itália.

Planejada para meados de 2024, a nova van marca a primeira entrada da TME no segmento de veículos comerciais de grande porte.

Parceria desde 2012

A colaboração da Stellantis e da TME começou em 2012 com o LCV de tamanho médio da Toyota produzido na fábrica de Stellantis, em Hordain na França, seguido em 2019 por novo modelo competitivo e atraente no segmento LCV compacto, produzido na fábrica da Stellantis em Vigo, Espanha.

“O novo LCV representará uma contribuição fundamental para as metas de crescimento da Toyota para sua linha geral de LCVs, juntamente com a picape Hilux, Proace e Proace City, permitindo que a Toyota forneça soluções de mobilidade em todos os segmentos do mercado de LCV”, comentou Matt. Harrison, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe, em nota divulgada.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Imposto de Renda 2022: veja como declarar seu carro ou moto
+ Licenciamento de veículos: confira o calendário e como pagar em SP
+ Nova CNH começa a valer a partir de junho; confira o que mudou
+ CNH: aulas na autoescola podem deixar de ser obrigatórias; entenda
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Com só 100 unidades, Mercedes-Benz é colocado à venda
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Avaliação: Fiat Toro Ultra é Compass diesel em forma de picape com “porta-malas”; vale a pena?
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Brasileiro que percorreu 17 países com Fusca morre em acidente nos EUA
+ Chevrolet Spin 2023: versão LT ganha opção com 7 lugares; confira