A Chevrolet S10 leva o prêmio em um segmento não muito agitado. A maioria das picapes sobre chassi hoje espera por novas gerações – e o segmento, que não tem mais opções com motor flex, teve só duas grandes novidades recentes: a Nissan Frontier 2023 chegou agora, mas só tivemos o primeiro contato com ela depois da data de corte, então concorre apenas no ano que vem.

Já a RAM 1500, por R$ 460.990, como dissemos na avaliação, não faz sentido. Tem muito luxo, capacidade off-road e recursos interessantes – mas, se o V8 a gasolina de 400 cv a faz acelerar muito forte nas retas, consome um absurdo e a picape é ruim de curva. Além disso, a capacidade de carga é de 610 quilos, menos que em uma Fiat Strada, e pouco para seu porte. Serve só para se exibir.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023

Ficamos, então, entre as duas opções reestilizadas mais recentemente, ainda em 2020, e mais vendidas – Toyota Hilux e Chevrolet S10. Ambas levam uma tonelada e têm motores a diesel com turbina de geometria variável e câmbio manual na versão de entrada e automático de seis marchas nas demais.

A Hilux teve potência e torque elevados a 204 cv e 499 Nm, alinhados com os 200 cv e 500 Nm da S10 – mas, ainda assim, a última é dois segundos mais rápida no 0-100 km/h. Para quem acha pouco, a Toyota lançou a Hilux GR-S 2023, com visual questionável, transmissão remapeada e suspensões esportivas (mas continua sendo uma picape, e alta, então não tem jeito). São 224 cv e 540 Nm, com 0-100 igual ao da S10 – mas custa quase R$ 350.000! Mesmo nas opções topo de linha tradicionais, a S10 ainda é mais barata: a versão High Country sai por R$ 302.890, contra R$ 322.100 da rival Hilux SRX (com equipamentos similares).

Já a Chevrolet apostou em uma nova versão que faz muito mais sentido: baseada na LT, a S10 Z71 tem interior simples, mas um visual bem mais aventureiro/esportivo, com itens como santantônio exclusivo (que a rival nunca oferece de série), estribos integrados à carroceria, apliques plásticos nos para-lamas e pneus todo-terreno. As suspensões, como sempre, são de picape raiz, ótimas para o uso off-road, e a tocada geral é “bruta”, para quem gosta de picapes “de verdade”.

› VERSÕES

2.8 LS 4×4 MT R$ 238.290
2.8 LT 4×4 AT R$ 267.890
2.8 Z71 4×4 AT R$ 280.090
2.8 LTZ 4×4 AT R$ 291.550
2.8 HIGH COUNTRY 4×4 AT R$ 302.890

› Potência 200 cv
› Caçamba 1.329 litros
› Consumo Inmetro D
› Versões indicadas Z71 e High Country

AVALIAÇÃO COMPLETA DA CHEVROLET S10
GALERIA DE FOTOS DA CHEVROLET S10
PreviousNext
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Credencial de estacionamento para idoso pode ser emitida via Senatran
+ Hyundai inicia as vendas do novo HB20 com promoção; veja os preços
+ Honda confirma oficialmente o ZR-V para o Brasil em 2023
+ Nova Chevrolet Montana terá motor turbo e câmbio automático; assista
+ Auxílio caminhoneiro começa a ser pago nesta terça (9); veja o calendário
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Fiat segue como a marca mais vendida em julho; veja o ranking
+ Honda inicia a pré-venda do novo HR-V; confira os preços