Desde a última edição da Compra do Ano, pouca coisa mudou entre os sedãs médios. Volkswagen Jetta e Chevrolet Cruze continuam os mesmos, o novo Nissan Sentra ainda não estreou e o Honda Civic nacional deu adeus ao Brasil (a nova geração chega só no fim do ano). Ao bicampeão Toyota Corolla, restou enfrentar, de novo, apenas o Caoa Chery Arrizo 6 Pro – que é até competente, mas peca no ajuste fino e não tem chance diante do best seller da Toyota.

Não que o Corolla tenha recebido mudanças significativas na linha 2023. Houve só uma melhoria nos equipamentos, sendo a principal a adição do pacote Toyota Safety Sense em todas as versões – bem-vindo, pois inclui itens de segurança como frenagem de emergência, assistente de manutenção em faixa, faróis altos automáticos e piloto automático adaptativo (ACC), que antes eram exclusivos das versões mais mais caras.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023

O fato é que o Corolla nem precisava mudar. Em tempo de combustíveis caros, sua grande vantagem é a versão híbrida. A combinação do motor 1.8 flex a combustão com unidades elétricas garante consumo acima de 20 km/l na cidade (com gasolina).

Já para quem prioriza desempenho, há versões com o moderno e também econômico 2.0 flex de com ciclo Atkinson, injeção direta e indireta e até 177 cv – que, aliado ao câmbio CVT com dez marchas virtuais, dá uma tocada mais esportiva.

Falando nisso, a suspensão traseira independente desta geração não sacrificou a robustez, fazendo deste Corolla um carro muito mais prazeroso de guiar do que era antes.

O acabamento interno é caprichado e as versões mais caras têm ar-condicionado bizone, embora ainda faltem freio de mão elétrico e saídas de ar-condicionado para o banco traseiro.

São defeitos sutis, que não tiram o brilho do tricampeão. No entanto, se possível, aguarde pela volta da central multimídia original: com a falta de chips, o sedã, como outros carros, está saindo com um modelo sem Android Auto e Apple CarPlay e de operação lenta, que tem gerado reclamações dos consumidores.

› VERSÕES

GLi R$ 146.390
XEi R$ 152.690
Altis Premium R$ 175.390
GR-Sport R$ 176.590
Altis Hybrid R$ 177.590
Altis Hybrid Premium R$ 187.090

› Potência 123 ou 177 cv
› Porta-malas 470 litros
› Consumo A
› Versões indicadas GLi e Altis Hybrid

AVALIAÇÃO COMPLETA DO TOYOTA COROLLA:
GALERIA DE FOTOS DO TOYOTA COROLLA:
PreviousNext