Na última quinta-feira (30), a Ferrari apresentou oficialmente em sua concessionária em São Paulo o 296 GTB.

O esportivo de dois lugares introduz um novo motor 3.0 V6 de 663 cv de potência, juntamente com um motor elétrico de 122 kW (167 cv) adicionais.

Combinados, eles oferecem 830 cv de potência e 740 Nm (75,45 kgfm) de torque. O câmbio tem uma caixa de 8 velocidades de embreagem dupla. Com isso, o 296 GTB acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e chega aos 330 km/h.

O sistema híbrido plug-in (PHEV) do esportivo garante uma autonomia de 25 km em modo totalmente elétrico.

O 296 GTB, assim como o SF90 Stradale, também estará disponível com o pacote Assetto Fiorano para melhor desempenho, graças à redução de peso e modificações aerodinâmicas.

Apesar do modelo estar em pré-venda, ele chega apenas em dezembro.

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Veja abaixo a avaliação completa de Marco Pascali com tradução e edição de Flávio Silveira:

Avaliação: Ferrari 296 GTB é híbrida, atinge 200 km/h em 7,9 segundos e faz 15,6 km/l

Ao desligar o motor, saindo dessa nova Ferrari, pergunto o que vai acontecer agora. O que a marca pode fazer depois desta berlinetta? Com que mais Maranello nos surpreenderá quando chegar a hora de evoluir esta pequena obra-prima que é a 296 GTB?

Quero deixar claro, desde já, que, analisando a motorização híbrida de 830 cv, não há solução similar: aqui encontramos o espírito (o V6 de 663 cv), a prontidão (garantida pelos 167 cv do motor-gerador elétrico, ou MGU-K, posicionado entre o motor de 2.992 cm3 e a transmissão de dupla embreagem e oito velocidades) e um desempenho sem precedentes.

Poderíamos discutir durante horas sobre o som glorioso do V8 naturalmente aspirado da 458, que hoje seria ilegal em muitos países; ou sobre o impulso surreal de um V8 biturbo como o da sua antecessora naturalmente aspirada.

Mas o fato é que o novo 3.0 V6 biturbo gira tão “alto” (até 8.500 rpm) que faz as notas mais agudas dos cilindros funcionando darem a ela um toque de carro de corrida: é um “V” grande, considerando que, com o millecinque V6, a Ferrari 156 venceu o campeonato de Fórmula 1 de 1961 e, em 1958, a 246 levou Mike Hawthorn ao título. Isso sem esquecer a 126 turbo, sempre 1.5 (das 126 C e CK de 1981 à C2 de 1982).

Trata-se de uma solução técnica útil, pois ajuda a baixar o centro de gravidade (15 mm de altura são economizados com este powertrain, em comparação com seu equivalente na F8 Tributo), fazendo o carro responder melhor aos comandos do acelerador.

O ângulo de 120° entre as bancadas de cilindros não é a única referência vinda das 296 GTB do passado. Há também o entre-eixos curto, detalhe que na Ferrari sempre chamaram de SWB (abreviação de short wheelbase, que enfatizava a agilidade da Ferrari 250 de 1959); há, ainda os arcobotantes (homenagem a outra 250, a de Le Mans em 1963) e o aerofólio “escondido” no vidro traseiro que lembra a 512 BB de 1973.

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A cabine da 296 GTB é bem habitável, e não faltam lugares para guardar objetos. Couro, bom acabamento e tecidos dão sensação de valor. A foto mostra a Assetto Fiorano, com painéis de portas de carbono e cintos de quatro pontos. Abaixo, o painel digital, a tomada do sistema híbrido plug-in e o monitor do passageiro, a partir do qual é possível avaliar o desempenho e os itinerários

Em resumo, ela é uma Ferrari pequena, pois falamos do menor modelo da linha, e com o menor número de cilindros, mas pequena não é. Foi feita a partir de muitos estudos sobre berlinetas – cupês de dois lugares com vidro traseiro inclinado a aproximados 45° com o plano horizontal, terminando abruptamente em corte vertical – que a precederam.

A 296 GTB acelera de um jeito que não nos permite segurar o sorriso – chega aos 100 km/h em apenas 2,9 segundos, e, para atingir 200 km/h bastam surpreendentes 7,9 segundos. Ele freia bem e os controles, em geral, respondem com peso dignos do melhor ajuste fino expressado pela Ferrari (o sistema de freios é equipado com ABS derivado do automobilismo, assim como a direção).

Além disso, há uma série de ótimas notícias que chegam a você assim que se senta no banco do motorista. Por exemplo, a bela visibilidade frontal: isso, aliado a um bom cuidado com a usabilidade (o porta-malas não é tão pequeno), nos faz imaginar um carro para o uso diário – de poucos privilegiados, claro, pois o preço começa em € 275.500 (R$ 1,4 milhão, na Europa). Para isso, não faltam câmeras de estacionamento, visíveis no painel digital herdado da SF90 (assim como o volante e o trilho da alavanca de câmbio).

296 GTB

Agilidade sensacional

A 296 GTB tem cinco modos de condução, que são selecionados por meio do Manettino no volante (detalhe acima) e combinados a quatro que regem as lógicas de intervenção do sistema elétrico, do Full Electric ao Qualify, para dar tudo na pista, com toda a potência disponível.

As curvas são feitas de modo preciso e consistente, com a traseira que mal pode esperar para fazer o que você desejar, incluindo o sobresterço. Não há um “segundo tempo” nas tomadas de curva – a sensação de que, quando a frente é inserida na curva, a carroceria tende a se apoiar na roda dianteira externa. Parece que a traseira é autoesterçante, e parece ser um carro projetado desde o começo para se comportar assim.

A dirigibilidade da Ferrari 296 GTB é esclarecedora e muito rica: tanto na versão “comum” quanto na Assetto Fiorano, a variante pensada para quem quer aproveitar ao máximo a 296 GTB nas pistas (preços a partir de € 307.500).

Esta tem suspensão justa (analógica, com molas com calibração específica e amortecedores Multimatic em vez de controlados eletronicamente), menor peso graças ao uso do carbono (12 quilos poupados só nos painéis de porta) e, de modo geral, desempenho como maior prioridade, e não o conforto.

O sistema híbrido plug-in: trabalho conjunto

A bateria da 296 GTB promete autonomia elétrica de cerca de 25 quilômetros e fica posicionada abaixo dos bancos

O motor da 296 GTB é equipado com um amplo V, em 120°, onde ficam contidos os dois turbos: menores e com inércia reduzida em relação aos usados ​​anteriormente no motor V8, ele giram muito alto, a até 180.000 rpm (aumento de sobrealimentação: +24%).

Isso, aliado à adoção de um sistema de injeção com pressão de 350 bar, permitiu obter potência específica de 221 cv/litro. Entre as vantagens da solução estão a leveza (-30 kg em relação a um turbo V8), o baixo centro de gravidade e o tamanho compacto.

Assim foi possível acomodar a parte híbrida mantendo a distância entre-eixos em 2.600 mm, 50 a menos que na F8 Tributo. Abaixo do V6, conectado por um sistema de acoplamento/desacoplamento, está o motor-gerador elétrico (MGU-K) com fluxo axial: ele entrega até 167 cv, com torque máximo de 315 Nm.

Uma bateria de íons de lítio de 7,45 kWh funciona com tensão de 330V. A bateria pode garantir uma potência de pico superior a 150 kW (204 cv) e garante alcance elétrico de cerca de 25 quilômetros. A potência total do sistema é de 830 cv.

Ferrari 296 GTB

Preço na Europa R$ 1.400.000 (€ 275.500)
Preço no Brasil (estimado) R$ 4.500.000

Motores: central-traseiro, seis cilindros em V 3.0, 24V, injeção direta, biturbo + motor elétrico dianteiro Cilindrada: 2992 cm3
Combustível: gasolina + bateria (híbrido paralelo, plugável)
Potência: 663 cv a 8.000 rpm + 167 cv = 830 cv a 8.000 rpm
Torque: não divulgado + 315 Nm = 740 Nm a 6.250 rpm
Câmbio: automático sequencial, oito marchas, traseiro
Direção: elétrica
Suspensões: duplo quadrilátero (d), multi-link (t), amortecedores com controle eletrônico
Freios: disco de carbocerâmica (d/t)
Tração: traseira
Dimensões: 4,57 m (c), 1,96 m (l), 1,19 m (a)
Entre-eixos: 2,60 m
Pneus: não divulgado
Porta-malas: não divulgado
Tanque: não divulgado
Peso: 1.470 kg
0-100 km/h: 2s9
0-200 km/h: 7s9
Velocidade máxima: 330 km/h
Consumo médio: 15,6 km/l
Emissão de CO2: 149 g/km* 
Consumo nota:
C
Nota do Inmetro: C*
Classificação na categoria: A*

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