A Alpine eletrificou o seu modelo A110, que se tornou um protótipo denominado de “E-ternité”. O esportivo elétrico também faz parte da comemoração de 60 anos da berlineta. Sua estreia mundial ocorrerá no Grande Prêmio da França de Fórmula 1, neste fim de semana.

A marca destaca que o veículo representa o trabalho que a Alpine tem realizado atualmente para desenvolver sua nova gama de modelos.

A equipe optou por uma versão conversível do A110, para que os usuários também possam vivenciar o “silêncio da tecnologia de motorização elétrica”.

Foto: Divulgação

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Potência e baterias

O Alpine tem módulos de baterias idênticos aos de Mégane E-Tech 100% elétrico. O esportivo oferece 178 kW (242 cv) de potência e 300 Nm de torque.

“Mas para obter uma distribuição otimizada do peso e instalar os doze módulos de baterias, foi necessário projetar estruturas de proteção específicas para as baterias do A110, além de adaptar a arquitetura interna. Para isso, foram instalados quatro módulos na frente e oito na traseira. E para fazer frente a este desafio, os engenheiros tomaram a liberdade de posicionar os módulos de forma não tradicional”, afirma a Alpine.

Apesar da inclusão destes doze módulos, o peso total do Alpine A110 E-ternité se mantém leve, com um aumento de apenas 258 kg, graças ao peso contido do conjunto de baterias (392 kg).

Foto: Divulgação

Transmissão

Para que a relação 0-100 km/h / velocidade máxima não provocasse um aumento de kW, que requer baterias maiores, foi incluída uma transmissão com dupla embreagem (DCT) e controle eletrônico semelhante à do A110 com motor térmico.

A marca explica que a solução com dupla embreagem permite não ter quebra de torque, sendo ao mesmo tempo leve e compacta.

Foto: Divulgação

Compare abaixo os Alpines a combustão e elétrico:

ALPINE A110 – TÉRMICOA110 E-TERNITÉ
PERFORMANCES
Torque máximo320 / 340 Nm300 Nm
Potência máxima215 / 221 kW178 kW
0 a 100 km/h4,4 s / 4,2 s4,5 s
Velocidade máxima260 / 280 km/h250 km/h
1.000 m DA22,8 / 22,4 s23,7 s
PESO
Peso total1.120 kg1.378 kg (meta 1.320 kg)
Distribuição frente / traseira43 / 5742 / 58
AUTONOMIA (60 kW/h)
WLTP550420

(BCB LR/ 470)

Motor térmico / elétrico:MR18 215 kW / 320 Nm6AM 178kW / 300Nm
TransmissãoDCT 7 Getrag DW30Alpine DCT 2
Relação de transmissão72
RodasAlumínio forjado Frente: 7,5J18 / Traseira: 8,5J18Alumínio forjado Frente: 7,5J18 / Traseira: 8,5J18
PneusFrente: 215/40 R18 – Traseira: 245/40 R18Frente: 215/40 R18 – Traseira: 245/40 R18
Suspensão dianteiraDuplo AC/O A110 ICE
Suspensão traseiraDuplo AC/O A110 ICE – braço inferior reforçado
MolasFrente: 47 N/mm / Traseira: 90 N/mmFrente: 50 N/mm / Traseira: 130 N/mm
Barra estabilizadoraFrente: 106 daN.m/° / Traseira: 29,8 daN.m/°Frente: 106 daN.m/° / Traseira: 29 daN.m/°
AmortecedoresMandoOhlins
E/ET4VST4VS / interface Alpine / SWEET 200
BateriaSO60 kWh / 200 kW
MVODM1.120 kg1.378 kg
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