Nesta quinta-feira (28), a Kia lançou oficialmente a quinta geração do Sortage no Brasil. O SUV híbrido chega com a nova identidade visual da marca.

De acordo com o fabricante, o volume de carros para o nosso País terá uma média de 250 unidades/mês. Vale ressaltar que o carro é fabricado na Eslováquia.

O modelo terá duas versões (EX e EX Prestige), que adotam o motor Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream, capaz de gerar 180 cv de potência máxima e combinada e torque de 27 kgf.m.

O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT.

De acordo com dados do Inmetro, o Sportage faz 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, abastecido com gasolina.

Construção e Visual

O Sportage apresenta novas configurações de suspensão dianteira, independente, tipo MacPherson, molas helicoidais e amortecedores a gás e, na traseira, Multilink.

Houve também uma redução de 0.35 para 0.31 no coeficiente aerodinâmico, na comparação entre a quarta e a quinta geração.

Foto: Divulgação

O modelo é construído sobre a plataforma N3, desenvolvida para veículos eletrificados, com 51% de aço avançado de alta resistência. O uso abundante de adesivos estruturais garante uma carroceria de rigidez torcional 24% superior à da geração anterior, explica a marca.

Suas dimensões contam com 4,51 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,65 m de altura e 2,68 m de distância entre-eixos.

Foto: Divulgação

O tanque de combustível (54 litros) está localizado abaixo do banco traseiro para “oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa”, afirma.

As rodas são de liga leve aro 18” (versão EX) e de 19” (versão EX Prestige), e o porta-malas tem capacidade de 562 litros e com a fileira de bancos traseiros rebatida, a capacidade chega a 1.751 litros.

Cabine

Por dentro, o Sportage adota uma central multimídia com tela sensível ao toque de 12,3” e um painel digital de instrumentos de mesmo tamanho.

PreviousNext

Na parte de trás, há uma entrada USB tipo C disponível no encosto dos bancos dianteiros para que os passageiros carreguem seus smartphones.

Entre outros equipamentos, o Sportage vem com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida com indicador de fluxo de energia e sistema de som.

Na versão EX Prestige, o controle frontal do ar-condicionado é sensível ao toque e o computador de bordo fica no painel de instrumentos.

Segurança e auxílio à condução

O Sportage inclui: air bags frontais duplos, laterais e de cortina, espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED, sistema Isofix, freios com sistemas ABS e EBD, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e assistente de partida em rampa (HAC).

Em ambas as versões, o SUV conta com diversas tecnologias de ADAS – Advanced Driver Assistance System, a começar pelos alertas de fadiga do condutor (DAW), de prevenção de colisão por ponto cego (BCW), de prevenção de colisão traseira e tráfego cruzado (RCCW), de saída em segurança (SEW); assistentes de permanência e centralização na faixa de rodagem (LKA/LFA), de farol alto (HBA), para prevenção de colisão frontal (FCA); câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM) e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (PDW).

Para a versão EX Prestige, há ainda o assistente para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos (FCA-JT), câmeras de visão 360º (SVM), monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM) e piloto automático adaptativo com assistente de congestionamentos (SCC).

PreviousNext

Cores e preços

No Brasil, o Sportage será oferecido em sete cores: Verde Aventura (metálico), Vermelho Infra (metálico), Branco Casa (sólido), Branco Luxo (perolizado), Preto Perola (perolizado), Prata Lunar (metálico) e Cinza Penta (metálico).

Aos acabamentos de pintura metálico e perolizado são acrescidos R$ 2.800.

A versão EX sai por R$ 224.990,00 e a EX Prestige pelo preço de R$ 259.990,00.

MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Fórmula 1: Sebastian Vettel anuncia aposentadoria ao fim de 2022
+ Preços da gasolina e etanol registram queda; veja onde está mais barato
+ IPVA PCD: recadastramento para isenção tem novo prazo em SP
+ Porsche adquire 50% da equipe Red Bull Racing de Fórmula 1, diz site
+ Comparativo de SUVs: Jeep Compass vs. VW Taos e Toyota Corolla Cross
+ Novo Honda HR-V: concessionária revela preço de lançamento do SUV
+ Auxílio para caminhoneiro: veja o calendário completo e quem tem direito
+ Conheça o Airbus A300-600ST que pousou em Viracopos (SP)
+ Auxílio para taxista: veja o cadastro, valor e o calendário do benefício
+ Avaliação: Toyota Corolla Cross híbrido põe o consumo acima de tudo; vale a pena?