11/08/2022 - 8:00
O Fiat Pulse Drive 1.3 manual é a versão de entrada da gama e à venda por iniciais R$ 96.290 (ou R$ 99.362 para São Paulo). Abaixo da casa dos R$ 100.000, ele oferta um pacote de série composto por ar-condicionado automático/digital, assistente de partida em rampas, banco do motorista ajustável em altura, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e TC+, faróis/lanternas de LED, quatro airbags e monitoramento da pressão dos pneus, para citar.
O exterior exibe as maçanetas e as capas dos retrovisores sem pintura, assim como as rodas de 16” vestidas por calotas e a ausência do nome da versão na tampa do compartimento de bagagens. E ao abrir a porta, o clima do interior monocromático é de frugalidade.
+ Fiat lança Strada 2023; veja o que mudou, preços e versões
+ Fiat Cronos 2023 ganha motor 1.0 e câmbio automático no Brasil
+ Fiat revela Argo 2023 com novo visual e volante de Pulse
+ Avaliação: mesmo sem turbo, Fiat Pulse 1.3 agrada ao volante
A coluna de direção é ajustável apenas em altura, enquanto os bancos com espumas de boa densidade são revestidos em tecido. Outros detalhes aparecem nos plásticos texturizados e no multimídia de 8,4” com Android Auto/Apple CarPlay sem fio junto das entradas USB-A e USB-C.
Na linha 2023, o SUV recebeu uma nova identidade sonora. Portanto, ao ajustar as configurações do multimídia, receber notificações da central, confirmar configuração do quadro de instrumentos e resgatar informações pré-definidas são emitidas suaves melodias.
Feito sobre a plataforma MLA (sigla para Modular Architecture), quem viaja atrás encontra um espaço suficiente para as pernas e os joelhos por conta dos 2,532 m de entre-eixos – no Argo Trekking, que é montado na base MP1, aparecem 2,521 m ao passo que no Volkswagen Nivus são 2,566 m, para comparar.
O porta-malas do Fiat Pulse é de 370 litros contra 300 litros do Argo com pegada aventureira e superiores 415 litros encontrados no VW.
Opcionalmente, estão disponíveis no Fiat Pulse Drive 1.3 manual as rodas de liga leve de 16” (R$ 2.000 ou R$ 2.064 para São Paulo) e o Pack Tech I incluindo o multimídia maior de 10,1” (R$ 2.500 e R$ 2.580 em São Paulo).
Motor 1.3 naturalmente aspirado
O propulsor de quatro cilindros 1.3 naturalmente aspirado vai casado ao câmbio manual de cinco marchas para entregar até 107 cv de potência e 134 Nm de torque, quando abastecido com etanol. Um matrimônio capaz de produzir uma boa dose de força. E não é preciso esticar as marchas para o Fiat Pulse embalar, pois ele trabalha bem na faixa entre 1.500 e 4.000-4.500 rpm.
A transmissão manual de cinco marchas possui um curso leve da alavanca, engates precisos e um acionamento macio do pedal da embreagem, o que eleva o conforto no trânsito. Também coopera a direção assistida eletricamente transmitindo leveza em baixas velocidades e com o peso correto ao trafegar apressadamente.
Durante a nossa convivência o computador de bordo registrou animadoras médias urbanas de 13 km/l (sem congestionamentos) e rodoviárias superiores aos 17 km/l bebericando o combustível vegetal e viajando com o pé leve no pedal do acelerador. Já em meio ao trânsito pesado de São Paulo, o Fiat Pulse cravou 7,2 km/l. Para ajudar no consumo há o indicador de troca de marchas.
Outras qualidades vão para o baixo nível de ruído, sendo que a 100 km/h o ponteiro do conta-giros marca 1.850 rpm ao passo que os freios empregam discos ventilados de 257 mm no eixo dianteiro e tambores de 203 mm atrás transmitindo uma boa modulação, enquanto as rodas de 16″ vestem pneus Goodyear Eagle Touring de medidas 195/60.
O Fiat Pulse Drive 1.3 manual é um carro agradável, divertido de guiar e ainda entrega um bom consumo. Mesmo assim, a escolha dos consumidores deste tipo de segmento é pela transmissão automática.
FICHA TÉCNICA
FIAT PULSE DRIVE 1.3 FLEX MANUAL
Preço básico: R$ 96.290 (R$ 99.362 para São Paulo)
Carro avaliado: R$ 102.780 (R$ 106.059 para São Paulo)
Fiat Pulse Drive 1.3 Flex Manual
Motor: quatro cilindros em linha 1.3, 8V, comando de válvulas único no cabeçote com variação na admissão e no escape
Cilindrada: 1332 cm³
Combustível: flex
Potência: 98 cv a 6.000 rpm (g) e 107 cv a 6.250 rpm (e)
Torque: 129 Nm a 4.250 rpm (g) e 134 Nm a 4.000 rpm (e)
Câmbio: manual, cinco marchas
Direção: elétrica
Suspensões: Macpherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: discos ventilados (d) e tambores (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,099 m (c), 1,774 m (l), 1,576 m (a)
Entre-eixos: 2,532 m
Pneus: 195/60 R16
Porta-malas: 370 litros
Tanque: 47 litros
Peso: 1.187 kg
0-100 km/h: 12s2 s (g) e 11s7 (e)
Velocidade máxima: 174 km/h (g) e 178 km/h (e)
Consumo cidade: 12,6 km/l (g) e 9,1 km/l (e)
Consumo estrada: 14,7 km/l (g) e 10,1 km/l (e)
Emissão de CO²: 98 g/km
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: A (Utilitário esportivo compacto)
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Automóveis fabricados no Brasil ganham nova redução de IPI
+ Novo Honda HR-V: concessionária revela preço de lançamento do SUV
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Licenciamento em SP: pagamento para placas 3 e 4 vence em agosto
+ Preços dos combustíveis seguem em queda; veja onde está mais barato
+ Avaliação: BMW iX é um esquisito SUV elétrico que vai da suavidade de um Bentley V12 à pura violência
+ Jeep Renegade chega a 400 mil unidades vendidas no Brasil; veja a avaliação da versão Trailhawk T270 4×4
+ Avaliação: uma semana de Renault Zoe – carro elétrico vale a pena?
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Auxílio taxista: cidade de São Paulo tem 70 mil cadastrados