Com mais automóveis elétricos nas ruas, muitos consumidores podem questionar qual seria o impacto na rede de energia.

Pensando nisso, a General Motors encomendou um estudo junto a consultoria Kearney, no qual aponta que, caso o Brasil siga a tendência global de aumento contínuo da adoção dessa tecnologia, o nosso mercado vai chegar a ter 5,5 milhões de EVs em 2035.

A frota seria responsável pelo consumo entre 2% e 3% de toda a energia elétrica produzida no País. O índice seria semelhante ao de outros países da América do Sul, como o Chile e Colômbia, afirma o fabricante.

Chevrolet Bolt 2022 – Foto: Divulgação

“Vale destacar que aproximadamente quatro em cada cinco usuários de carro elétrico costumam carregar seus veículos em casa, à noite, quando o consumo de energia na rede é menor, pois é o período em que boa parte das pessoas repousam, indústrias param e comércios fecham”, explica Glaucia Roveri, gerente de Desenvolvimento de Infraestrutura de Veículos Elétricos GM América do Sul, em comunicado à impresna.

E completa: “o próximo passo na evolução será que este tipo de automóvel poderá fornecer energia para alimentar residências e a própria rede elétrica em horários de pico, por exemplo, reduzindo ainda mais o risco de sobrecarga no sistema mesmo com uma frota mais numerosa de EVs em circulação pelo Brasil”.

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Carro elétrico tem consumo de eletrodoméstico 

Quanto custa uma recarga completa de um carro elétrico? Como o preço da energia pode variar conforme a localidade, a faixa de consumo e até o horário, uma maneira é comparar o consumo de energia do veículo com aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.

O Bolt EV, por exemplo, tem bateria de 66 kWh e roda, de acordo com o ciclo WLTP (mais urbano), em média, 459 quilômetros com uma carga completa.

Chevrolet Bolt 2022 – Foto: Divulgação

Ou seja, para “encher todo o tanque” do veículo elétrico da Chevrolet gasta-se a mesma quantidade de energia que consome mensalmente uma geladeira eficiente de tamanho intermediário.

Outra comparação apresentada é de que, para rodar com o Bolt EV a média nacional de 1.200 km por mês – 40 km por dia -, o consumidor gasta aproximadamente 170 kWh de energia para carregar a bateria do carro. Mesma quantidade necessária para deixar um computador de mesa ligado durante todo o mês.

Futuro elétrico da GM no Brasil

O novo Bolt EV vai estrear “em breve” nas concessionárias da marca no Brasil. Além disso, a Chevrolet contará com os elétricos do Equinox e Blazer por aqui.

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