24/08/2015 - 12:28
Que os automóveis tiveram um saldo tecnológico nos últimos 20 anos, com os seus auxílios eletrônicos que conseguem frear o carro automaticamente em uma emergência ou até estacionar o veículo sozinho, não há como discordar.
Mas quando o assunto é estilo, isso sim, ainda causa muita controvérsia. Há os que trocariam fácil as linhas modernas e as peças de plástico por linhas clássicas e quilos de cromos. Então, que bom seria se fosse possível unir o melhor dos dois mundos. Pois é esta a proposta das empresas que você confere abaixo:
Revology
O foco da americana Revology são os Ford Mustang de primeira geração, lançados em 1964 e produzidos até o fim dos anos 1970. Utilizando peças e até um monobloco nas especificações originais (construído por uma empresa licenciada pela Ford), a empresa consegue recriar o Mustang clássico até o último parafuso, oferecendo até uma gama variada de rodas de fábrica.
O toque de modernidade fica por conta do conjunto mecânico (freios, suspensão, transmissão e motores) de especificação moderna e em luxos interiores, como iluminação por LEDs, central multimídia com conexão bluetooth e painel digital.
Singer
Outra empresa americana que atua neste segmento é a Singer. Mas o seu foco é misturar várias gerações do Porsche para criar uma interpretação moderna dos primeiros 911. Partindo de unidades produzidas entre 1990 e 1994, que ainda tinha a mecânica boxer a ar, a Singer desmonta completamente os carros e faz as modificações em fibra de carbono.
Até as icônicas rodas Fuchs dos anos 1960 são reproduzidas, mas em versões maiores, de 17 polegadas. O motor e a transmissão não sofrem modificações, mas os freios e suspensão e a parte elétrica recebem componentes das gerações mais modernas do esportivo alemão.
A cabine também é redesenhada para ficar com a cara dos primeiros 911, com direito até a instalação de um toca-fitas Becker México, restaurado para ficar com a uma cara retrô, mas casado a alto-falantes e amplificador modernos.
Mechatronik
Especializada em restauração de carros Mercedes-Benz, a alemã Mechatronik foi além é hoje é especializada no trabalho de implantar mecânica moderna nos clássicos cupês e conversíveis W111 e W113 dos anos 1960.
O resultado são carros com modernos e econômicos V6 e V8, freios ABS e toda a gama de auxílios eletrônicos oferecidos nos carros novos da marca da estrela, mas como a cara dos modelos clássicos.
E o trabalho minucioso da empresa não se limita somente a mecânicas e eletrônicas embarcadas. Sistemas como o ar-condicionado, vidros elétricos e o rádio são retrabalhados para serem acionados pelos mesmos botões e interruptores do carro original.