15/09/2022 - 8:13
A Fiat finalmente lançou o seu SUV cupê, o Fastback. Disponível em três versões (Audace, Impetus e Limited Edition Powered By Abarth), o modelo é o segundo SUV da marca fabricado no Brasil.
Visual
O destaque no visual, claro, é a coluna C inclinada e o teto mergulhando em direção à traseira (afinal trata-se de um cupê). O Fastback adota uma grade em formato de colmeia tridimensional em black piano e os faróis são Full LED de série com DRL. Há também uma pintura bicolor (item de série na Impetus e Limited).
O porta-malas conta com 600 litros de capacidade e, com os bancos rebaixados, o volume chega a 1.087 litros.
O modelo também vem com paddle shifters atrás do volante. O quadro de instrumentos é digital de 7 polegadas personalizável e a central multimídia pode ser de 8,4 ou 10,1 polegadas (de acordo com a versão).
+ Avaliação: Fiat Pulse manual é divertido de guiar e entrega um bom consumo
+ Fiat revela Argo 2023 com novo visual e volante de Pulse
+ Fiat 500 completa 65 anos; confira a história
+ Fiat Cronos 2023 ganha motor 1.0 e câmbio automático no Brasil
+ Teste rápido: Andamos no Fiat Fastback; leia as nossas primeiras impressões
Tecnologia
Em relação à tecnologia, há alguns sistemas de assistência à direção, como: frenagem automática de emergência, que evita colisões contra veículos à frente; alerta de mudança de faixa, que auxilia o motorista em caso de saída da pista em que está, e a comutação automática dos faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente.
Ele traz também como item de série o freio de mão eletrônico: que basta pressionar uma tecla no console central para acioná-lo. A função traz o Auto Hold. Com ela, o Fastback mantém o freio acionado após retirar o pé do pedal.
Motorização
O SUV cupê é equipado com duas opções de motorização. Na Audace e Impetus está o 1.0 turbo T200 Flex com potência de 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm. O propulsor permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em 9,4 segundos. Com ele, o consumo do propulsor registra até 14,6 km/l na estrada, segundo a Fiat.
Na versão Limited Edition Powered by Abarth, o modelo tem o motor 1.3 turbo 270 Flex com a potência de 185 cv com etanol (180 cv com gasolina) e 270 Nm de torque. Ele vai de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos.
O câmbio é CVT nas versões com Turbo 200 e transmissão automática de 6 marchas associada ao Turbo 270.
O motorista dispõe de três modos de direção: Normal (foco em menor consumo), Manual (versatilidade) e Sport (resposta mais rápida).
Versões e Preços:
Fastback Audace Turbo 200 Flex AT
A versão Audace tem frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa, comutação automática dos faróis, controle de estabilidade e tração, airbags frontais e laterais de tórax e cabeça, rodas de liga leve de 17”, freio de mão eletrônico com Auto Hold, ar-condicionado automático e digital, paddle shifters (borboleta no volante), sensor e câmera de estacionamento traseiros, wireless charger, central multimídia com tela de 8,4” com pareamento sem fio, carregador por indução e faróis e lanternas Full LED.
O preço é de R$ 129.990 (exceto São Paulo e Zona Franca de Manaus).
Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT
Além dos itens disponíveis na Audace, a versão Impetus adiciona bancos revestidos em couro, acabamento interno escurecido, sensor de estacionamento dianteiro, pintura bicolor com teto em preto, faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, roda esportiva com acabamento diamantado de 18″, retrovisores externos com rebatimento elétrico, tapetes de carpete e painel de instrumentos 7″ Full Digital. Também conta com a central multimídia com tela de 10,1″ com Apple Carplay e Android Auto sem fio.
O preço é de R$ 139.990 (exceto São Paulo e Zona Franca de Manaus).
Fastback Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex AT
A edição limitada da Abarth possui, além de todos itens disponíveis nas outras versões, rodas esportivas de liga leve 18″ com pintura escurecida e badges “Limited Edition” nos para-lamas dianteiros, além de “Powered by Abarth” no cofre do motor e na tampa do porta-malas.
O preço é de R$ 149.990 (exceto São Paulo e Zona Franca de Manaus).
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Preços dos carros usados devem cair; confira os mais valorizados
+ Conheça a Mileto, startup brasileira de veículos elétricos
+ Segredo: o novo Renault Duster e seu irmão maior, Bigster
+ Tivemos um primeiro contato com a Chevrolet Montana 2023; confira
+ Motoristas da Uber vão dirigir Renault Kwid elétrico em SP; entenda
+ Yamaha lança Fazer FZ15 ABS 2023 a partir de R$ 16.990
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Teste Rápido: Renault Kwid elétrico, o mais barato do Brasil, é ágil e não precisa de carregador especial
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8