Não é só o Brasil que se destacou nos anos 1970 pelos seus modelos de automóveis exclusivos e os famosos esportivos fora-de-série produzidos em fibra de vidro. Outros países, com menos tradição automobilística, ainda aprontam ou também já aprontaram as suas em décadas passadas. Confira abaixo uma seleção de modelos escolhida pela redação da MOTOR SHOW:

Anadol A-8-16

Reprodução
Reprodução

Se nos últimos anos, a Turquia acabou se especializando na produção de veículos de grandes marcas para o mercado europeu, como a van Ford Transit, no passado não era assim. Em 1983, a fabricante local Otosan apresentou o A-8, um sedã de fibra de vidro que combinava uma carroceria de linhas bizarras a um motor 1.6 de origem Ford. O modelo teve apenas 1.013 unidades fabricadas, até 1984.

Picape Dacia

Divulgação
Divulgação

Conhecida hoje pelos Logan e Sandero, a romena Dacia surgiu nos anos 1960, produzindo veículos Renault sob licença. Mas como era comum nos países comunistas, o Dacia 1300 (o Renault 12 feito sob licença) acabou durando de 1969 até 2004. Não sem antes gerar uma gama de enormes variações, como as picapes (que parecem com um Ford Corcel com o teto cortado em casa).

IVM6490A

Divulgação
Divulgação

Com espaço para até 7 passageiros e um motor 2.2 a gasolina de 103 cv (de origem chinesa), o IVM6490A é conhecido como o primeiro carro projetado e construído na Nigéria, pela Innoson Vehicle Manufaturing Co.

Ford Fiera

Divulgação
Divulgação

A marca do oval azul produziu nas Filipinas, durante os anos 1970 e 1980, o Fiera, um veículo utilitário baseado na mecânica do Escort. Extremamente simples, não vinha equipado nem com as portas laterais em algumas versões.