03/10/2022 - 6:00
Ao longo de 25 anos de Brasil, o Mercedes-Benz Sprinter encontra-se na terceira geração e soma mais de 150.000 unidades vendidas em nosso mercado. A novidade da linha Street 315 CDI é o propulsor OM654, substituindo o antecessor OM651, e associado ao câmbio manual de seis marchas.
A nova unidade trouxe um aumento de 5% na potência e de 3% no torque totalizando 150 cv e 340 Nm (34,7 kgfm), respectivamente, assim como melhorou o consumo em 6% nos trechos urbanos e na ordem de 11% nos trajetos rodoviários. Segundo o fabricante, o novo motor atende as normas do Proconve L7.
Trata-se de um furgão versátil e o acesso ao interior é facilitado pelas portas com ângulo de abertura de 270º. Uma vez dentro, o acabamento surpreende e a coluna de direção é amplamente ajustável em altura e em profundidade.
Tudo está à mão e a cabine oferece lugar para três ocupantes. Entre os itens, há ar-condicionado com display digital, comandos elétricos dos vidros e dos retrovisores com aquecimento, partida sem chave e luzes de neblina.
+ Teste rápido: Andamos no caminhão Mercedes-Benz Actros LS 2653 6×4
+ Avaliação: Mercedes-Benz CLA 250 anda bem e consome pouco
+ Compra do Ano 2023/SUV de Luxo: Mercedes-Benz GLS 450
+ Compra do Ano 2023/Sedã Premium: Mercedes-Benz Classe C
Em segurança oferece os airbags do motorista/acompanhante, o ESP ativo, os assistentes de vento lateral, de partida em rampas e de fadiga. A lista ainda contempla o assistente ativo de frenagem (ABA), que funciona acima de 7 km/h e emite alertas sonoros/visuais podendo frear sozinho o veículo em casos de colisão iminente.
Já ao incluir o pacote Hi-Tech são adicionados o multimídia MBUX (Mercedes-Benz User Experience), a câmera de ré, o volante multifuncional dotado de teclas táteis, como nos automóveis de passeio da Mercedes-Benz, e o controlador de velocidade. As pinturas sólidas ou metálicas também são cobradas à parte.
Ao volante
Com peso bruto total (PBT) de 3,5 toneladas, o Mercedes-Benz Sprinter Furgão 315 CDI Street pode ser guiado por motoristas com carteira de habilitação de categoria B. O comportamento é semelhante ao dos veículos de passeio e contribui no conforto a direção assistida eletricamente leve ao esterço.
Em poucos minutos é possível pegar o jeito do furgão e se acostumar com a ausência do espelho retrovisor interno. A manobrabilidade é boa e a câmera de ré com dois modos de visualização junto dos grandes retrovisores externos ajudam nas balizas.
O elástico propulsor OM654 acorda cedo e proporciona arrancadas/reduções vigorosas, enquanto os engates do câmbio manual de seis marchas da ZF são justos e precisos. Um conjunto que permite andar a 40 km/h em quarta marcha com agulha do conta-giros em 1.250 rpm – ou 1.500 rpm a 80 km/h em sexta na rodovia. Sendo assim, registramos médias de 8,5 km/l (cidade com trânsito moderado) e de 12,5 km/l (estrada).
Outro ponto positivo vai para o acerto das suspensões que filtram e absorvem muito bem as irregularidades do asfalto da mesma forma que o isolamento acústico deixa do lado de fora os ruídos do exterior e do propulsor de quatro cilindros 2.0 turbodiesel.
A zona de carga pode ser acessada pela porta corrediça na lateral ou pelas duas traseiras, ambas com abertura leve. Lá dentro, o Mercedes-Benz Sprinter Furgão 315 CDI Street oferta 3,375 m de comprimento, 1,787 m de largura, 1,719 m de altura e 1,350 m de distância entre as caixas de rodas.
Um tamanho que ajuda na hora de levar maquinários ou motocicletas, por exemplo, sendo a carga útil de 1.252 kg.
O Mercedes-Benz Sprinter Furgão 315 CDI Street é focado no transporte de cargas ou de entregas expressas, mas sem abrir mão de oferecer itens de conveniência/segurança da mesma maneira que o novo propulsor OM654 entrega um desempenho esperto e sempre de prontidão aos comandos do pedal do acelerador.
FICHA TÉCNICA
MERCEDES-BENZ SPRINTER FURGÃO 315 CDI STREET TETO BAIXO 9m³
Preço básico: R$ 263.900 (ICMS a 12%) ou R$ 273.136,50 (ICMS a 14,5%)
Carro avaliado: R$ 263.900 (ICMS a 12%) ou R$ 273.136,50 (ICMS a 14,5%)
Mercedes-Benz Sprinter Furgão 315 CDI Street Teto Baixo 9 m³
Motor: OM654 de quatro cilindros em linha 2.0, turbodiesel, injeção direta, duplo comando de válvulas, PROCONVE L7
Cilindrada: 1950 cm3
Combustível: diesel
Potência: 150 cv a 3.800 rpm
Torque: 340 Nm entre 1.200 e 2.400 rpm
Câmbio: manual, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: Independente com molas transversais parabólicas, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora (d) e rígido com molas parabólicas, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora (t)
Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t)
Tração: traseira
Dimensões: 5,932 m (c), 2,020 m (l), 2,227 m (altura carregado) e 2,331 m (atura descarregado)
Entre-eixos: 3,665 m
Pneus: 225/75 R16C
Zona de carga: 3,375 m (c), 1,787 m (l), 1,719 m (a) e 1,350 m (distância entre as caixas de rodas)
Carga útil: 1.252 kg
Tanque: 71 litros
Tanque de Arla: 22 litros
Peso: 2.228 kg
Peso Bruto Total (PBT): 3.500 kg
0-100 km/h: n/d
Vel.máxima: 155 km/h
Consumo cidade: 8,5 km/l*
Consumo estrada: 12,5 km/l*
*medição Motor Show
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Governo de SP vai devolver valor do IPVA para PCD a partir de terça (27)
+ Mitsubishi comercializa seminovos com garantia de fábrica no Brasil
+ Fórmula 1 está de volta; veja os horários do GP de Singapura
+ Busca por carros elétricos e híbridos cresce 77%; veja os queridinhos
+ BMW revela o híbrido XM com motor V8; são 748 cv e 1.000 Nm de torque
+ Licenciamento de veículos em SP: confira o calendário de vencimento
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Confira 5 dicas para escapar de fraudes em leilões de carros
+ Fiat comercializa mais de 5 mil unidades do Fastback em 10 dias
+ Avaliação: Chevrolet Equinox tem muito espaço e bom custo-benefício para desafiar Jeep Compass
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8