05/10/2022 - 9:00
A linha 2023 do Volkswagen Polo estreou com mudanças visuais e técnicas, sendo oferecida nas configurações MPI (parte de R$ 82.990), TSI (R$ 92.990), Comfortline (R$ 101.990) e Highline (R$ 109.990). A linha ainda ganhará no próximo ano o reforço das opções Track, posicionada abaixo da MPI, e GTS, acima da Highline.
O exterior debutou o para-choque frontal redesenhado, assim como a grade do radiador mais fina e acompanhada do novo logotipo do fabricante, enquanto um elemento cromado se conecta aos faróis de LED (encontrados desde as versões mais básicas).
Atrás, as lanternas exibem uma nova assinatura luminosa, o emblema da Volkswagen e o nome do carro centralizados, como ocorre no Nivus, no Taos e no T-Cross. As rodas de liga leve de 15” calçam pneus de medidas 185/65.
A palheta oferece as tonalidades sólidas branco Cristal e preto Ninja (sem custos) e as metálicas cinza Platinum, Prata Sirius e Vermelho Sunset pelo valor adicional de R$ 1.650.
+ Avaliação: Volkswagen ID.5 é o melhor elétrico da marca
+ Volkswagen Nivus chega à marca de 100 mil unidades produzidas
+ Volkswagen ID.4 em testes: elétrico viaja de SP ao RJ com uma carga
+ Volkswagen apresenta a Amarok 2023 com motor V6 de 250 cv
Interior
Ao abrir a porta, o interior ganhou uma atenção especial aos acabamentos e nas texturas. Os bancos inteiriços revestidos em tecido e inspirados no Polo GTS acomodam bem o corpo da mesma forma que transmitem bons apoios laterais.
A ergonomia mostra os comandos posicionados à mão, entretanto, no Polo 170 TSI a coluna de direção é apenas regulável em altura e deve o ajuste de profundidade. Em contrapartida, o volante multifuncional com a base ligeiramente achatada transmite boa empunhadura.
O quadro de instrumentos de 8” tem rápida leitura, mas não exibe o conta-giros ao passo que o multimídia Composition Touch de 6,5” oferta o Android Auto/Apple CarPlay por fio e a tomada USB-C. A central VW Play de 10,1” é disponibilizada na topo Highline, que também vem equipada com o cluster 100% digital Active Info Display de 10,25”.
Feito sobre a plataforma MQB-A0 (sigla para Modularer Querbaukasten) as dimensões revelam 4,074 m de comprimento, 1,751 m de largura e 1,471m de altura. O entre-eixos de 2,566 m assegura bom espaço para as pernas e joelhos de quem viaja no banco traseiro e é superior ao Chevrolet Onix (2,551 m) quanto ao Hyundai HB20 (2,530 m), para comparar. Já o porta-malas acomoda 300 litros – a mesma do HB20, enquanto no Onix são 275 litros.
Como é ao volante?
O Volkswagen Polo deixou de ofertar o propulsor 200TSI de até 128 cv de potência e 200 Nm (20,4 kgfm) de torque. No lugar foi adotada a mecânica 170TSI associada aos câmbios manual de cinco marchas ou automático de seis.
É a primeira vez que ele combina o motor 1.0 TSI ao câmbio manual e o resultado agradou, seja pela agilidade quanto pelo prazer de condução, com boas reações desde os giros mais baixos.
Ao volante, são necessárias mínimas reduções e palmas para os engates precisos da excelente caixa manual. Bebericando o combustível vegetal surgem 116 cv e 170 Nm (16,8 kgfm), que asseguram uma relação peso-potência de 9,58 kg/cv permitindo acelerar aos 100 km/h em 10,1 segundos e cravar 197 km/h de velocidade máxima.
As suspensões são dotadas de novos amortecedores e houve um aumento na filtragem/absorção das irregularidades do asfalto – as rodas de 15″ vestem pneus ContiPremiumContact 5 com perfil 65.
Macio na medida certa, o Polo continua a transmitir a dinâmica apurada dos veículos da Volkswagen nas curvas contornadas mais rapidamente, além da direção assistida eletricamente ser rápida ao esterço/retorno evidenciando a condução.
O pedal de freio apresenta boa modularidade, com o sistema de frenagem composto por discos ventilados de 276x24mm de diâmetro e tambores traseiros de 228x42mm. Para comparar, as antigas configurações 200 TSI traziam discos ventilados no eixo dianteiro de 276x24mm e sólidos atrás de 230x9mm.
Falando em segurança, o Volkswagen Polo 170TSI oferta assistente de partida em rampas, quatro airbags (frontais/laterais), controles eletrônicos de tração/estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial e isofix para fixação de bancos infantis.
A lista também contempla o controle da perda de pressão pneus, o sistema de frenagem automática pós colisão (Post Collision Brake), o alerta sonoro de não utilização dos cintos de segurança e os já citados faróis de LED, os quais são ofertados desde as configurações mais básicas.
Lá se foram 20 anos do início da produção do Volkswagen Polo no Brasil para a linha 2023. Com uma dirigibilidade acertada e bom espaço interno, ele entrega todas as armas para encarar os rivais do segmento.
FICHA TÉCNICA
VOLKSWAGEN POLO 170 TSI
Preço inicial: R$ 92.990
Carro Avaliado: R$ 92.990
Volkswagen Polo 170 TSI
Motor: três cilindros em linha 1.0, 12V, turbo, injeção direta
Cilindrada: 999 cm3
Combustível: flex
Potência: 109 cv (g) e 116 cv (e) a 5.000 rpm
Torque: 165 Nm de 1.750 a 4.250 rpm (g) e 165 Nm entre 1.750 e 4.500 rpm (e)
Câmbio: manual, cinco marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: discos ventilados (d) e tambores (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,074 m (c), 1,751 m (l), 1,471m (a)
Entre-eixos: 2,566 m
Pneus: 185/65 R15
Porta-malas: 300 litros
Tanque: 52 litros
Peso: 1.112 kg
0-100 km/h: 10s2 (g) e 10s1 (e)
Vel. máxima: 193 km/h (g) e 197 km/h (e)
Consumo cidade: 14 km/l (g) e 9,6 km/l (e)
Consumo estrada: 16,4 km/l (g) e 11,5 km/l (e)
Emissão de CO2: 88 g/km
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: A (Médio)
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Carros da Jeep e Fiat têm ‘surpresas escondidas’; conheça os easter eggs da Stellantis
+ Carro Usado: Hyundai Tucson é um SUV espaçoso e de manutenção fácil
+ Licenciamento em SP: pagamento para placas 7 e 8 vence em outubro
+ Governo de SP vai devolver valor do IPVA para PCD a partir de terça (27)
+ Gasolina fica mais barata e preço médio chega a R$ 4,81, diz ANP
+ Preços dos carros usados devem cair; confira os mais valorizados
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Fiat segue na liderança em vendas no Brasil; Strada é destaque
+ Nissan expande rede de concessionárias que oferecem o elétrico Leaf
+ Avaliação: Toyota Corolla Cross híbrido põe o consumo acima de tudo; vale a pena?
+ Honda lança scooter Elite 125 2023 com nova cor; veja o preço
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Salão do Scooter será realizado em São Paulo; veja as datas e preços
+ Avaliação: Chevrolet Equinox tem muito espaço e bom custo-benefício para desafiar Jeep Compass