A General Motors revelou nesta quarta-feira (5) que a sua fábrica de motores em Joinville (SC) passará a operar em três turnos.

Fábrica da GM em Joinville (SC) – Foto: Divulgação

Com isso, a capacidade produtiva da planta crescerá mais de 30% com a adição do terceiro turno, passando de 312 mil unidades por ano para 410 mil unidades por ano. Está prevista também a contratação de aproximadamente 130 pessoas, totalizando 762 funcionários na planta.

Um dos motivos da medida é o lançamento da nova Chevrolet Montana, prevista para estrear em 2023.

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“A volta do terceiro turno em Joinville tem um significado muito relevante para a GM na América do Sul. Com o aumento de capacidade de produção em Joinville vamos exportar motores e atender ao lançamento da Nova Montana em 2023, cuja montagem será na nossa fábrica de São Caetano do Sul”, afirma Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, em comunicado à imprensa.

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O que sabemos sobre a nova Montana

O porte da terceira geração da Chevrolet Montana se assemelha ao do Renault Oroch (4,719 m de comprimento, 1,821 m de largura, 1,695 m de altura e 2,829 m de entre-eixos), enquanto o compartimento de cargas deverá oferecer uma capacidade no patamar do utilitário da Renault.

A plataforma da nova picape intermediária da Chevrolet se baseia na do SUV Tracker e do Onix, sendo que a cabine dupla acomodará os passageiros traseiros com 20 mm extras de espaço para os joelhos frente os rivais ao passo que estão presentes seis airbags (frontais, laterais e de cortina).

Foto: Divulgação

O sistema de conectividade poderá receber atualizações remotas de software graças à arquitetura eletrônica da picape e dos aplicativos nativos da nova central multimídia.

Equipada com faróis duplos e divididos, a exemplo da Fiat Toro, o capô e o para-choque frontal foram desenvolvidos para absorverem impactos nos casos de atropelamento ao passo que a rigidez e o ângulo da cobertura da caçamba favorecem a aerodinâmica.

Motorização 

Sob o capô, o propulsor será turbinado podendo vir atrelado a câmbios manual ou automático para entregar o melhor compromisso entre desempenho e economia de combustível.

Cerca de 15.000.000 km foram rodados virtualmente e, ao que tudo indica, trará o três cilindros 1.2 turbo de 133 cv de potência e 21,4 kgfm de torque (etanol) do Tracker Premier. Inclusive os freios adotam discos ventilados no eixo frontal e tambores atrás – uma receita já vista no SUV e de acordo com os números de desempenho.

Foto: Divulgação

Contudo, uma especulação que ventila é da nova Chevrolet Montana usar uma versão mais refinada do 1.2 com injeção direta (do Trailblazer americano) capaz de produzir 139 cv e 22,4 kgfm. Aliás, o formato do silencioso traseiro remete ao do SUV vendido nos Estados Unidos.

Também existe a expectativa do 1.3 turbo do Chevrolet Onix Plus à venda na China, com 165 cv e 24,4 kgfm. Falando agora das suspensões elas possuem arquitetura MacPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, enquanto a tração é dianteira. Pelo que pudemos apurar os pneus podem ser dos fornecedores Michelin ou Continental.

Chevrolet Montana 2023
Foto: Divulgação

*Com a colaboração de Rafael Poci Déa

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