07/10/2022 - 15:56
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), inaugurou na última quinta-feira (6), o novo trecho do projeto-piloto da Faixa Azul nos dois sentidos da Av. dos Bandeirantes e da Av. Afonso D’Escragnolle Taunay.
A faixa tem 8,5 km por sentido, totalizando mais 17 km. A nova etapa foi autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran, vinculada ao Ministério da Infraestrutura), por meio da Portaria 1.015, de 5 de agosto de 2022.
“Estamos dando início a Faixa Azul na Avenida dos Bandeirantes. A gente já fez a primeira etapa na 23 de maio e deu muito certo. Nós não tivemos nenhum caso de óbito nesses meses todos em que foi implantada a faixa”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes, em nota à imprensa.
+ Faixa Azul para motos em SP: veja os resultados do projeto
+ Veja as motos mais roubadas em SP durante 2022
+ Brasil tem a melhor produção de motos desde 2015, diz Abraciclo
O que é a Faixa Azul?
A Faixa Azul é uma sinalização de segurança para motocicletas, localizada entre as faixas veiculares 1 e 2, com o objetivo de organizar o trânsito.
Vale ressaltar que as avenidas são vias arteriais, com velocidade máxima limitada a 50 Km/h e volume médio de cerca de 20 mil motos/dia, por sentido.
Motivo da escolha das avenidas
A gestão paulista explica que, nos últimos três anos (2019, 2020 e 2021), foram 103 acidentes com vítimas na Av. dos Bandeirantes, dos quais 85 envolveram motocicletas, ou seja, 82% dos acidentes registrados na via envolveram motos.
Desses 85 sinistros, 79 foram colisões da moto com automóveis ou a moto sozinha, gerando sete mortos e 77 feridos. Outras seis ocorrências com a participação de motos foram atropelamentos, ocasionando oito feridos e nenhuma morte.
Para o mesmo período, no trecho da Av. Afonso D’Escragnolle Taunay, ocorreram 14 acidentes com vítimas, dos quais dez envolveram motocicletas, ou seja, 71% dos acidentes registrados na avenida envolveram motos. Todos os dez sinistros foram colisões da moto com outros veículos ou a moto sozinha, acarretando três mortos e oito feridos.
Resultados anteriores
O projeto-piloto da Faixa Azul para motocicletas completou oito meses de operação na Avenida 23 de Maio, sentido Santana/Aeroporto. De acordo com a CET, a faixa é utilizada por 86% dos motociclistas e houve queda de sinistros leves dentro do seu espaço, sem registro de sinistros graves ou óbitos.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Quatro novos SUVs: motivos para comprar (e para não comprar)
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Preços dos carros usados devem cair; confira os mais valorizados
+ Russel lidera segundo treino do GP do Japão de Fórmula 1
+ GM prepara o lançamento da Montana e aumenta produção de motores
+ Carro Usado: Hyundai Tucson é um SUV espaçoso e de manutenção fácil
+ CNH vencida: grupo precisa renovar em outubro; veja o calendário
+ Governo de SP vai devolver valor do IPVA para PCD a partir de terça (27)
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Carros da Jeep e Fiat têm ‘surpresas escondidas’; conheça os easter eggs da Stellantis
+ Fiat Fastback: veja os preços e equipamentos de cada versão
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8