15/10/2022 - 6:00
Tudo era diferente anos atrás, sendo natural ter um V8 para o dia a dia ou o lazer em família. Uma lista regida pelos Ford Galaxie 500, Landau, Maverick GT ou pelo Dodge Charger R/T. Tempos saudosos, mas quem manda hoje é o downsizing e a eletrificação.
Mesmo assim, vamos experimentar a fragrância de andar diariamente com um oito cilindros dispostos em “V” naturalmente aspirado e seu ronco borbulhante, seja indo ao trabalho ou em simples tarefas cotidianas. Seria possível conviver?
Escolhemos o Ford Mustang Mach 1, única versão à venda no Brasil por R$ 566.300, e recheado de aperfeiçoamentos voltados ao desempenho por compartilhar diversos componentes com os Shelby GT350 e GT500, assim como o Bullitt – versão homônima do filme de 1968 trazendo o lendário astro Steve McQueen.
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Como é o Ford Mustang Mach 1 por fora?
O pony car – cupê de quatro lugares, com o capô longo e a traseira curta – debutou a versão esportiva Mach 1 em 1969. É uma das mais icônicas do carro idealizado por Lee Iacocca.
Separados por 53 anos, as semelhanças do clássico para o atual surgem no spoiler dianteiro, nas entradas de ar circulares (em 1969, trazia luzes auxiliares), no apêndice aerodinâmico sobre a tampa do porta-malas e nas lanternas divididas em três seções. Tudo seguido à risca!
O estilo provocativo vai de encontro aos logotipos alusivos nos para-lamas frontais, na faixa sobre o capô, e na traseira, enquanto as belas rodas de 19” calçam pneus Michelin Pilot Sport 4 S de medidas 255/40 na dianteira e 275/40 atrás.
Uma novidade da linha 2022 são os cinco tons perolizados: cinza Catalunha, verde Fuji, laranja Delhi, azul Estoril e roxo Zolder.
Da aviação, o número Mach 1,00 é igual à velocidade do som. Ou seja, 1.216 km/h ao nível do mar, segundo a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC). E a título de curiosidade, também em 1969, quando foi lançado o Mach 1, a Grumman venceu a concorrência com o projeto do que se tornaria o F-14 Tomcat, com suas asas de geometria variável para atingir velocidades supersônicas. Aliás, o F-14A (de Alpha) é o do filme Top Gun – Ases Indomáveis de 1986.
Ele te veste
As enormes portas exigem espaço para realizar a abertura e é preciso atenção em vagas de prédio/shopping para não deixar uma marca no veículo vizinho.
A boa posição de dirigir é conquistada com mínimos ajustes e à frente você enxerga o longo capô. A ergonomia Mustang Mach 1 – substituiu o Black Shadow (leia nossa avaliação) – é exaltada pelos comandos à mão, além de transmitir melhor visibilidade traseira que no Chevrolet Camaro SS Coupé. A plaquinha Mach 1 no painel referencia modelo 1969.
O interior ainda contempla bancos em couro com aquecimento/ventilação, multimídia SYNC 3 de 8” com Android Auto/Apple CarPlay e áudio da Bang&Olufsen composto por 12 alto-falantes mais subwoofer (falantes de graves) totalizando 1.000 W de pura potência sonora.
O 2+2 oferece 2,720 m de entre-eixos (2,812 m no Camaro SS) e lá atrás somente adultos de baixa estatura ou crianças se acomodam confortavelmente, enquanto o porta-malas de 382 litros é suficiente para acomodar as compras do supermercado e as malas do final de semana – no Chevrolet Camaro SS Coupé são 208.
Como é o dia a dia?
O propulsor V8 5.0 naturalmente aspirado descarrega 483 cv a 7.250 rpm e torque de 556 Nm (56,7 kgfm) a 4.900 rpm. Com ordem de detonação dos cilindros de 1-5-4-8-6-3-7-2 tudo é entregue no pé e sem o famigerado turbolag (atraso antes do turbocompressor pegar para valer) dos motores atuais.
Uma receita clássica e norteada ao desempenho, mas que permite uma convivência tranquila e aconselhado para quem já possui experiência com esportivos de tração traseira.
O Ford Mustang Mach 1 promove usabilidade e os modos de condução Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag, Neve/Molhado e o customizável My Mode alteram determinados parâmetros, como as respostas do motor/transmissão, das suspensões adaptativas MagneRide® e da direção, a qual pode ser configurada separadamente por meio de uma tecla no painel.
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Ao trafegar no modo Normal as reações são comedidas e a transmissão automática troca brevemente as dez marchas – a 47 km/h estamos com a sétima engatada – ao passo que o volante fica leve ao esterço. A musicalidade produzida pelo sistema de exaustão do Shelby GT500 com as quatro saídas perfuradas de 4,5” embala o trajeto fazendo você desligar o poderoso sistema de som.
Assim como as portas são generosas, as dimensões não são pequenas, com 4,788 m de comprimento e 1,915 m de largura, o que exige atenção nas avenidas com faixas de rolamento estreitas. O corpo do Ford Mustang Mach 1, dependendo da vaga, exige realizar algumas manobras a mais e faltou os sensores de estacionamento dianteiros para ajudar a vida do motorista.
O conjunto de suspensões filtram e absorvem muito bem as irregularidades do asfalto sem transmitir batidas secas e o pony car não enrosca com facilidade nas valetas ou nas lombadas. Apenas necessário ter atenção aos buracos para não danificar as rodas ou os largos pneus de perfil 40.
A barra anti-torção vem do Mustang Bullitt, enquanto as barras estabilizadoras são 4% maiores na dianteira/8% na traseira, buchas e braços de suspensão traseira do Shelby GT500. Isso associado a caixa de direção precisa contribui em uma dirigibilidade cirúrgica, mesmo ao andar em baixa velocidade pela forma que responde aos comandos.
Puro Heavy Metal
Ao trocar para o programa Esportivo a conversa muda de tom e indo ao Esportivo+, o Ford Mustang Mach 1 mostra as suas garras. As reações ficam acessas e nos momentos de pé cravado no pedal do acelerador é possível ouvir o ar sendo admitido pelo sistema de indução “Open Box Air” com o filtro cônico do Ford Mustang Bullitt da mesma maneira que apresenta o corpo de borboletas maior, o coletor de admissão e o sistema de arrefecimento do motor e do radiador emprestados do Shelby GT350.
As entradas de ar circulares na dianteira estão lá para possibilitar uma melhora de 50% na refrigeração do propulsor e de até 75% na transmissão. Além disso, as tomadas nas extremidades do para-choque frontal cumprem a função de beneficiar a passagem de ar e aumentam em 25% o downforce.
Os 17 cv a mais que o Ford Mustang Black Shadow totalizam 483 cv de potência e com relação peso-potência de 3,7 kg/cv e peso-torque de 31,4 kgfm/kg faz de 0 a 100 km/h rápidos 4,3 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima.
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As mudanças/reduções do câmbio automático de dez marchas são (muito) rápidas e ao trocar manualmente na faixa de 7.000 rpm é emitido um estampido pelas saídas de escape. Entretanto, cuidado para não se empolgar além da conta, pois ao exigir do pedal do acelerador registramos um consumo de 2,1 km/l ao passo que foi de até 6,1 km/h trafegando sem trânsito – o propulsor de oito cilindros em “V” não possui o sistema de desativação de cilindros.
Como o próprio nome diz, o programa Pista é recomendado ao uso em circuitos e libera todo o poderio da fera. E o controle nas frenagens garantido pelos freios da renomada Brembo de 15” com pinças de alumínio de seis pistões de 36 mm e pastilhas voltadas para o desempenho – no Black Shadow, focadas no conforto.
Veredicto
Já falei outras vezes, que o Ford Mustang Mach 1 é um esportivo sensorial. Afinal, trata-se de um carro construído para quem gosta de dirigir e de saborear os velhos tempos. Uma receita clássica muito bem temperada fruto da competente engenharia norte-americana. Lá fora, a sétima geração foi apresentada recentemente (confira aqui todos os detalhes).
Como mencionamos, o consumo pode assustar por conta do preço dos combustíveis. Entretanto, em um mundo ideal, com a gasolina mais em conta, o Ford seria a escolha de quem deseja esportividade associada a uma boa usabilidade. E ele até traz os sistemas semiautônomos à direção em prol da segurança.
Mesmo com um desempenho de arrancar sorrisos, o Ford Mustang Mach 1 é civilizado e se transforma ao toque de um botão. Todavia, em um contexto geral ele pode ser o seu companheiro do dia a dia. O melhor de tudo é que vale cada centavo!
FICHA TÉCNICA
FORD MUSTANG MACH 1
Preço básico: R$ 566.300
Carro avaliado: R$ 566.300
Ford Mustang Mach 1
Motor: oito cilindros em “V” 5.0, 32V, injeção direta e indireta, duplo comando de válvulas com variação na admissão e no escape
Cilindrada: 5037 cm³
Combustível: gasolina
Potência: 483 cv a 7.250 rpm
Torque: 56,7 kgfm a 4.900 rpm
Câmbio: automático, dez marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multi-link (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: traseira
Dimensões: 4,788 m (c), 1,915 m (l), 1,379 m (a)
Entre-eixos: 2,720 m
Pneus: 255/40 R19 (d) e 275/40 R19 (t)
Porta-malas: 382 litros
Tanque: 60 litros
Peso: 1.783 kg
0-100 km/h: 4s3
Vel.máxima: 250 km/h
Consumo cidade: 6,1 km/l
Consumo estrada: 8,8 km/l
Emissão de CO²: 197 g/km
Nota do Inmetro: D
Classificação na categoria: D
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