31/10/2022 - 0:00
A experiência ao volante sempre norteou o BMW Série 3. E ao longo das gerações E21 (1975-1982), E30 (1982-1991), E36 (1991-1998), E46 (1998-2005), E90 (2005-2015), F30 (2012-2018) e a atual G20 do sedã, esse atributo só melhorou.
Sob o código G20 LCI, agora ele trouxe aperfeiçoamentos e à venda nas configurações 320i GP (R$ 307.950), 320i Sport GP (R$ 327.950) e 320i M Sport (R$ 347.950). Feito em Araquari (SC) é um grande rival para o Mercedes-Benz Classe C (W206) e o Audi A4 Sedan.
O exterior do BMW foi redesenhado com novos faróis, grade duplo rim e para-choque frontal dotado de novas tomadas de ar, enquanto atrás os destaques aparecem no para-choque repensado, assim como no layout das luzes das lanternas.
+ Sete novas motos: BMW Motorrad recebe aporte de R$ 50 mi no Brasil
+ BMW revela a segunda geração do M2, com 460 cv de potência
+ Fábrica da BMW em Araquari (SC) completa 8 anos
+ BMW Motorrad apresenta a M 1000 R, com 207 cv de potência
Contudo, a maior modificação surge ao abrir a porta. A posição de dirigir baixa e irrepreensível se soma ao BMW Live Cockpit Professional, similar ao do elétrico iX (confira a nossa avaliação). Pela tela curva integrada de 12,3” e 14,9” são exibidas as informações do quadro de instrumentos e do multimídia, respectivamente.
As dimensões revelam 4,709 m de comprimento, 1,827 m de largura, 1,435 m de altura e 2,851 m de entre-eixos – o Mercedes-Benz Classe C (valores entre R$ 359.900 e R$ 424.900) atribui 4,751 m, 1,601 m, 1,437 m e 2,865 m, na ordem, para comparar.
O compartimento de cargas do BMW tem capacidade volumétrica de 365 litros contra 455 do Mercedes-Benz.
O ar-condicionado é digital/automático de três zonas e a tão apreciada conectividade oferta o BMW ConnectedDrive e, entre as funcionalidades, estão os serviços de chamada de emergência inteligente, de aviso de manutenção por telemetria, de navegação com informação de trânsito em tempo real e de concierge 24h. Já o app My BMW possibilita trancar/destrancar as portas, localizador e enviar destinos ao sistema de navegação.
Condução
Como falamos anteriormente, a dirigibilidade sempre foi um ponto alto do BMW Série 3, sendo pensado para quem gosta de carro e de passar longos períodos ao volante.
O propulsor 2.0 BMW TwinPowerTurbo (nomenclatura B48) vai casado ao câmbio automático de oito marchas para produzir 184 cv de potência e 300 Nm (30,59 kgfm) de torque. Não olhe apenas para os números, pois o Série 3 é muito mais que isso.
Afinal, com relação peso-potência de 7,93 kg/cv vai aos 100 km/h em 7,1 segundos e crava 235 km/h de velocidade máxima.
A tração traseira associada ao pouco turbolag (aquele atraso antes de o turbocompressor encher) e o trabalho da transmissão automática de oito marchas evidenciam a condução.
Direto, serpenteia nas curvas magistralmente por conta da direção conectada ao piso e das suspensões independentes MacPherson à frente e multi-link atrás transmitindo uma baixíssima rolagem da carroceria ao passo que os pneus Pirelli P Zero de medidas 225/45 R18 fornecem altas doses de aderência.
Estão disponíveis os modos de condução EcoPro, Normal e Sport, por exemplo, que alteram determinados parâmetros do veículo, como as respostas do motor, do câmbio e da direção. De acordo com o fabricante, a versão híbrida 330e M Sport de 292 cv e 420 Nm (42,82 kgfm) chegará ao nosso mercado em dezembro deste ano importada da Alemanha.
Segurança
O pacote de segurança do BMW Série 3 compreende os faróis Full LED adaptativos, os sistemas Parking Assistant/Reversing Assist (refaz em marcha a ré nos últimos 50 metros percorridos pelo veículo) e o assistente de condução inteligente em trânsito lento/longos deslocamentos.
Ele informa o motorista por alertas visuais e sonoros das condições de tráfego cruzado, dos riscos de colisão traseira, de mudanças involuntárias de faixa, além de oferecer o controle e prevenção de aproximação frontal.
O BMW Série 3 G20 LCI é comercializado no Brasil em cinco opções de cores externas (branco Alpino, preto Safira, cinza Skyscraper, azul Phytonic e azul Portimão) e sete opções de acabamento interno (Sensatec preto, Sensatec Cognac/preto, Sensatec Tacora Red/preto, couro Vernasca preto/preto, couro Vernasca Mocha/preto, couro Vernasca preto com costura azul e Couro Vernasca Oyster/preto).
FICHA TÉCNICA
BMW 320i M Sport
Preço básico: R$ 307.950 (320i GP)
Carro avaliado: R$ 347.950
BMW 320i M Sport
Motor: quatro cilindros em linha 2.0, 16V, duplo comando de válvulas com variação no escape e na admissão, injeção direta, turbo
Cilindrada: 1998 cm³
Combustível: flex
Potência: 184 cv a 5.000 rpm (g/e)
Torque: 300 Nm a 1.350 rpm (g/e)
Câmbio: automático sequencial, oito marchas
Direção: eletro-hidráulica
Suspensões: MacPherson (d) e multi-link (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: traseira
Dimensões: 4,709 m (c), 1,827 m (l), 1,435 m (a)
Entre-eixos: 2,851 m
Pneus: 225/45 R18
Porta-malas: 365 litros
Tanque: 59 litros
Peso: 1.460 kg
0-100 km/h: 7s1
Velocidade máxima: 235 km/h
Consumo cidade: 10,6 km/l (g) e 7,5 km/l (e)
Consumo estrada: 13,2 km/l (g) e 9,1 km/l (e)
Emissão de CO2: 115 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: A (extra grande)
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Nova Montana no Big Brother? Chevrolet estreia no reality em 2023
+ Lei da cadeirinha: veja as novas regras para o transporte de crianças
+ Lançamentos da Honda em 2023 tem Civic, Type R, ZR-V e CR-V
+ Preços de carros usados vão cair a curto prazo; entenda os motivos
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Licenciamento em SP: pagamento para placas 7 e 8 vence em outubro
+ Nissan Skyline clássico acelera em nova atualização do Gran Turismo 7
+ Sucessor do Volvo XC90 recebe teaser do interior; assista
+ Teste rápido: Honda HR-V Touring dá um salto em dirigibilidade com motor turbo
+ Ferrari 499P: conheça o hipercarro de 680 cv para enduro
+ Quatro novos SUVs: motivos para comprar (e para não comprar)
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens