A Volkswagen anda desfilando com os seus elétricos da família ID pelo Brasil, como o ID.3 e o ID.4, além do ID.Buzz. Sem contar que, aqui perto, no Uruguai, ela lançou um Up! que pode ser recarregado. Mas afinal, quando chegam os elétricos da Volks?

Bom, certeza é que pelo menos um deles vem e está perto. “Muito em breve a gente lança um carro 100% elétrico no Brasil. O futuro vai ser híbrido e elétrico”, confirma Fabio Rabelo, head de Digitalização & Business Transformation da Volkswagen, em entrevista exclusiva para a Motor Show.

PreviousNext

+ Teste rápido: Volkswagen Polo 2023 seduz com propulsor 170TSI e câmbio manual
+ Ram 1500 Revolution: picape elétrica tem data para ser apresentada
+ Teste rápido: andamos no iCar, o subcompacto 100% elétrico da Caoa Chery
+ Impressões: EQA, EQB e EQC são o novo trio elétrico da Mercedes
+ Peugeot 2008 elétrico tem data marcada para chegar ao Brasil
+ Polícia Civil de São Paulo avalia elétrico BYD D1 de 371 km de autonomia

Etanol como transição

Antes de consolidar os elétricos, a VW pretende estimular o consumo do etanol que poderá, ao que tudo indica, ser um combustível de transição para o futuro eletrificado dos veículos da marca.

“Acreditamos muito no etanol, é uma tecnologia do Brasil. E as pessoas não conhecem o benefício do etanol quando a gente vê em geração de CO2, ele é muito melhor que a gasolina. Um passo é incentivar isso. O segundo passo é que a gente criou um centro de desenvolvimento de biocombustíveis aqui no Brasil que vai estudar ‘n’ alternativas. Isso é uma iniciativa extremamente diferenciada e pioneira do grupo Volkswagen. Tem um caminho de eletrificação, naturalmente. A gente acredita nisso”.

Foto: Divulgação

Qual o motivo de carros como o Up! elétrico do Uruguai não desembarcarem no Brasil?

e-up! – Foto: Divulgação/Volkswagen

Em agosto, a Volkswagen iniciou oficialmente as vendas do e-up! na América Latina. Trata-se do primeiro modelo 100% elétrico da marca a chegar à região. O país escolhido? Uruguai. Qual o motivo?

“O Uruguai, por exemplo, que se você olhar a matriz energética dele, é um país perfeito para se ter carro elétrico. O Brasil também é um país perfeito, mas quando você olha para a infraestrutura do país, a gente tem muito a fazer ainda. Pega hoje um carro elétrico e tenta ir daqui à Bahia, certamente você não chega. Tem um investimento acontecendo forte hoje em dia, mas a gente tem que acompanhar esse investimento para entregar o que é a marca. É uma marca plural. A Volkswagen é o carro das pessoas, em que vai do Gol até uma Tiguan, até uma Amarok. Então, como é que eu faço para ter um carro acessível? Tudo isso tem que ser estudado”.

Rabelo explica que, apesar das tendências, a VW está entendendo o que faz sentido para cada mercado.

PreviousNext

Gol Last Edition

O Gol Last Edition será a despedida do Gol no mercado nacional. Mesmo sem confirmar, a expectativa é de que o modelo seja lançado no final de 2022. “Em breve a gente vê. (O gol) é um carro tão querido como foi a Kombi e que não pode ser simplesmente esquecido na história do país. O Gol vende muito e é um carro muito robusto. Mas a marca evoluiu muito, foi líder de vendas muitos anos, mas está na hora do Gol se aposentar”.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Fiat Fastback alcança 10 mil unidades vendidas em menos de 7 semanas
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Lei da cadeirinha: veja as novas regras para o transporte de crianças
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Nova lei do isulfilm: confira os critérios e evite multas
+ Licenciamento em SP: pagamento para placa final 9 vence em novembro
+ Pulse Abarth: Fiat exibe mais do interior do SUV envenenado
+ Nova CNH: motoristas precisam realizar a troca?
+ Avaliação: Mercedes-Benz GLS 450 é SUV de sete lugares dos sonhos
+ Preços de carros usados vão cair a curto prazo; entenda os motivos