29/11/2022 - 17:08
A Webmotors, ecossistema automotivo e portal de negócios e soluções para o segmento, divulgou uma pesquisa na qual identifica tendências e hábitos de consumo no mercado de veículos novos e seminovos no Brasil.
Tempo estimado para troca do veículo
Uma das perguntas é: qual o tempo estimado para a troca do veículo? Pouco mais de um terço dos entrevistados pretende realizar a mudança “em mais de três anos” (36%). No entanto, 30% dos respondentes preferem fazer isso “em até dois anos” e 17% “em até um ano”.
Em relação ao bolso do consumidor, 50% de quem têm renda entre quatro e dez salários mínimos declaram ter a intenção de realizar a substituição do veículo comprado “em até dois anos” – a maior taxa de troca no menor prazo, na comparação com o detectado entre os demais extratos sociais.
Para os consumidores com renda acima de 20 salários mínimos, a previsão de troca também é maior no período “de até dois anos”, mas somente para 38% dos entrevistados. Já para aqueles com rendimento entre dez e 20 salários mínimos, a maior concentração de previsão de troca fica “em mais de três anos” (55%).
+ GM promete elétricos com preços de carros a combustão
+ Preços de carros usados vão cair a curto prazo; entenda os motivos
+ Prepare o bolso: IPVA vai ficar 10% mais caro em 2023, diz especialista
+ Preços de carros usados vão despencar em até 20%, diz J.P. Morgan
Homens x Mulheres
Ainda sobre o tempo estimado para troca do veículo, há uma diferença no comportamento entre homens e mulheres.
“De acordo com o estudo, o público feminino que pretende mudar de carro em até um ano é 10% maior do que o masculino. Já o total de homens que desejam trocar de veículo em até três anos é 10% maior em relação às mulheres”, compara, Cris Rother, CMO da Webmotors, em nota divulgada.
E completa: “esses números contrariam o senso comum de que os homens são consumidores mais assíduos de carros do que as mulheres”.
Motivações para compra do primeiro veículo
Sobre as motivações para comprar o seu primeiro carro, os entrevistados apontaram a “necessidade” (30%), “realização de um sonho” (22%) e “comodidade” (18%), como principais fatores.
Ainda segundo a pesquisa, a opção de pagamento à vista na primeira compra é a mais praticada entre as pessoas ouvidas (39%), seguida da escolha de consórcio (19%) e do financiamento com entrada em dinheiro (17%).
O meio digital na tomada de decisão
Quanto à busca de informações para tomada de decisão sobre a compra, a internet está no topo das opções dos consumidores (71%), independentemente da classe social ou do gênero. Familiares (53%) e amigos (51%) são, respectivamente, a segunda e a terceira opções mais utilizadas.
“A força do meio digital tende a aumentar cada vez mais, seja na pesquisa, no test-drive virtual e até mesmo na operação de pagamento”, estima Rother.
Metodologia
O estudo chamado de “Jornada do Comprador”, conduzido pela Webmotors, em parceria com a Midminers, ouviu 120 pessoas com idade acima de 18 anos, no período de 26 de junho a 7 de julho de 2022.
A amostragem teve em sua composição 52% de mulheres e 48% de homens, a maioria deles na faixa etária de 25 a 34 anos (49%) e com renda entre dez e 20 salários mínimos (46%). Apenas entrevistados que já tinham afirmado em um estudo anterior ter comprado um veículo há alguns anos participaram do levantamento.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Jeep faz recall de Renegade, Compass e Commander; veja os detalhes
+ Fórmula 1: Ferrari confirma saída de Binotto após 4 temporadas
+ Versão de despedida do VW Gol, de quase R$ 100 mil, está esgotada
+ Preços de carros usados vão cair a curto prazo; entenda os motivos
+ Quais são os SUVs novos e usados mais buscados online? Veja
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Lei da cadeirinha: veja as novas regras para o transporte de crianças
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Vai ter rodízio de veículos em SP nos dias de jogo do Brasil na Copa? Veja
+ Watts lança a moto elétrica W125 e promete mais 4 em 2023 no Brasil
+ Honda revela dados da nova CB 300F Twister 2023; veja
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Quatro novos SUVs: motivos para comprar (e para não comprar)
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Avaliação: Hyundai HB20S aposta no visual e na segurança