17/09/2015 - 14:40
1ª geração — 1972 a 1979
Com foco em economia e baixo custo de manutenção, o primeiro Civic estava equipado inicialmente com um motor 1.2 de apenas 51 cv, mas já tinha alguns toques de sofisticação, como uma transmissão semiautomática.
2ª geração — 1979 a 1983
Ainda compacto, mas com dimensões maiores e a carroceria sedã de quatro portas, o Civic tinha como opção ao motor básico (um 1.3 de 56 cv), um 1.5 de 68 cv.
3ª geração — 1983 a 1987
Foi nesta terceira geração que a família Civic começou a crescer. Além do cupê de dois lugares CRX, surgiu pela primeira vez a versão esportiva Si, que tinha um propulsor 1.6 de 130 cv.
4ª geração — 1988 a 1991
Esta foi a primeira geração do modelo ser equipada com o motor 1.6 VTEC de incríveis (para a época) 160 cv, na versão esportiva SiR.
5ª geração — 1991 a 1995
A 5ª geração foi a primeira a chegar oficialmente ao Brasil. Aqui, foi oferecido nas carrocerias sedã, cupê e hatch, tendo como destaque a versão VTI, equipada com o motor 1.6 VTEC.
6ª geração — 1996 a 2000
Inicialmente importada, o Civic desta geração foi o primeiro modelo produzido na fábrica de Sumaré (SP), em 1997. O carro nacional era oferecido inicialmente em três versões (LX-B, LX e EX) e motorização 1.6 com e sem o comando de válvulas variável VTEC.
7ª Geração — 2001 a 2005
Disponível no País apenas na versão sedã, o Civic desta geração tinha como diferencial o assoalho traseiro quase plano. Oferecido em três níveis de equipamento (LX, LXL e EX), podia sair de fábrica com o motor 1.7 (com e sem comando VTEC) e as opções de transmissão automática de quatro marchas e manual de cinco.
8ª geração — 2006 a 2011
Totalmente renovada, está foi a primeira geração do modelo a contar com plataformas específicas para cada tipo de carroceria. No Brasil, o destaque era a produção nacional da versão esportiva Si, com motor 2.0 de 192 cv e câmbio manual de seis marchas, e que era o carro brasileiro mais rápido da época. Nas versões normais, o motor era o 1.8 flex de 138/140 cv, com opção de transmissão manual e automática de cinco marchas.
9ª geração — 2012 a 2015
Evolução da anterior, traz o motor 2.0 de 150/155 cv nas versões LXR e EXR. O Si nacional saiu de cena, voltando ao Brasil importado, com carroceria cupê e motor 2.4 de 206 cv.
10ª geração — 2016
Apresentada na última quarta-feira (16), nos EUA, esta geração chega renovada e com lançamento no Brasil marcado para 2016. Terá novidades como o motor 1.5 turbo com injeção direta.