A Nova Chevrolet Montana mira no mercado ocupado pelas rivais “crescidas” da Fiat e da Renault. Sempre com cabine dupla, agora ela deriva do SUV Tracker, com quem compartilha o motor de três cilindros 1.2 turbinado, presente em todas as versões e casado a câmbios manual ou automático, ambos com seis marchas. Trata-se de uma metamorfose total na construção, nos conteúdos e na dirigibilidade, agora típica de um utilitário esportivo.

Tudo parte da plataforma GEM (Global Emerging Markets, mais uma nascida para mercados emergentes), a mesma dos bem-sucedidos Onix, Onix Plus e Tracker. E o exterior tem desenho influenciado pela “linguagem de design” do Blazer e do Trailblazer à venda lá fora. 

Uma influência que aparece nos conjuntos ópticos full-LED, no desenho da grade frontal, nos detalhes em cromo-escurecido e nas lanternas, que são horizontais e ligadas por uma régua, com a inscrição Chevrolet na tampa da caçamba. Nas medidas, aproxima-se mais da Renault Oroch do que da Fiat Toro: são 4,717 m de comprimento, 1,798 m de largura e 1,659 m de altura.

Na gama, há versões Premier 1.2  automática (R$ 140.490), LTZ 1.2 AT (R$ 134.490), 1.2 AT e 1.2 manual (o valor das duas últimas não foi divulgado). Segundo o fabricante, todas equipadas de série com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), protetor de caçamba, faróis com acendimento automático, serviço de concierge (OnStar) e central multimídia MyLink de 8″ com Android Auto/Apple CarPlay.

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Tudo novo 

Logo ao abrir a porta, fica evidente o foco no aproveitamento do espaço interno, da mesma forma que agradam os materiais do acabamento, que dá uma sensação geral melhor que no Tracker. Trata-se de uma evolução, com laterais de portas específicas para a picape e texturizadas, ao passo que a boa ergonomia é garantida pela coluna de direção amplamente regulável em altura e profundidade, pelos comandos posicionados à mão, pelos vidros elétricos com função um toque para subida e descida e pela entrada e partida sem chave.

Já o quadro de instrumentos ainda é analógico, e está incorporado por uma moldura à central multimídia – um estilo já visto em muitos modelos no exterior, e que, futuramente, estará em outros carros da Chevrolet.

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Em termos de espaço, quem viaja atrás encontra bom espaço para as pernas e joelhos, graças aos bons 2,800 m de entre-eixos – bem mais que no Tracker (2,580 m) e na Fiat Strada (2,737 m), porém bem menos que na Fiat Toro (2,982 m) e quase o mesmo que na Renault Oroch (2,829 m). Mesmo assim, a inclinação do encosto do banco traseiro é boa, e os passageiros não cansam mesmo após longos trajetos, e ainda há duas tomadas USB lá atrás (além de duas na frente), e uma tradicional 12V.

Nova Chevrolet Montana Premier 1.2T AT
Foto: Divulgação (Fabio Gonzalez)

A caçamba da Nova Chevrolet Montana oferta 874 litros ou 600 quilos (637 quilos na versão 1.2T manual), além de oito ganchos de amarração e iluminação dos dois lados. A tampa leve pode ser manuseada apenas com uma mão – e ainda há divisórias, solução que possibilita transportar objetos de uma forma prática, como se fosse um porta-malas de verdade (ao todo, são mais de 20 acessórios para a organização).

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Anda bem?

O conjunto mecânico da nova Montana foi calibrado especificamente para a picape, resultando em 133 cv de potência e 210 Nm (21,4 kgfm) de torque, quando abastecido com etanol. Com 1.310 quilos de peso em ordem de marcha e relação peso-potência de 9,84 kg/cv vai aos 100 km/h em bons 10,1 segundos, segundo a marca.

O nosso primeiro contato com a nova Montana contemplou um longo test-drive que passou por diferentes tipos de pisos, incluindo a belíssima Estrada da Graciosa, que liga Curitiba (PR) às cidades de Antonina e Morretes.

Logo de cara, ficou bastante evidente a boa disposição da Montana, que responde com muita eficiência ao pedal do acelerador. Ela acorda cedo, com discreto turbo lag (o atraso antes de o turbocompressor pegar pra valer) e as reações são espertas desde os giros mais baixos.

Foto: Divulgação (Fabio Gonzalez)

Esse comportamento é ajudado pelo eficiente trabalho da caixa automática de seis velocidades, e, nas retomadas, ela não segura demais as marchas para ganhar velocidade novamente. Há, ainda, a opção de fazer trocas sequenciais, mas, como no resto da família, ainda pelo nada prático botão na lateral da alavanca seletora (e só após mudar a alavanca para M, o que torna a tarefa mais lenta do que em modelo com aletas e que permitem interferências a qualquer hora).

Já a direção é rápida e com assistência elétrica leve ao esterço, enquanto os pneus Michelin Primacy 4 rodam quietos no asfalto, ajudando na tarefa de aumentar os níveis de conforto de rodagem. Aliás, as suspensões filtram e absorvem muito bem as irregularidades dos pisos, e o conjunto traseiro, que usa um batente duplo, é um ponto alto, sem transmitir aquele incômodo e tradicional “pula-pula” das picapes quando sem carga.

Foto: Divulgação (Fabio Gonzalez)

Nas curvas contornadas mais rapidamente, a inclinação da carroceria é baixa, ao passo que o raio de giro de 11,5 m auxilia na tarefa de manobrar em locais apertados. Também agradam o tamanho dos retrovisores, que garantem uma boa visibilidade (ainda há sensor de pontos cegos), assim como os ângulos de entrada de 20,7º, e de saída, de 25º. Embora muitos possam reclamar dos freios traseiros a tambor, o conjunto garante frenagens eficientes.

Foto: Divulgação (Fabio Gonzalez)

Andando a 100 km/h, a agulha do conta-giros fica pouco abaixo de 2.000 rpm. E os dados oficiais do Inmetro apontam um consumo urbano de 7,7 km/l e rodoviário de 9,3 km/l com etanol, enquanto, com gasolina, a Montana faz 9,3 km/l e 13,3 km/l, respectivamente.

Enfim, esta novidade chega com muitas qualidades para conquistar os picapeiros de plantão e disputar com Fiat e Renault os consumidores que desejam uma picape mais confortável, compacta e econômica que as médias tradicionais, as quais são construídas sobre chassi. Certamente vai dar trabalho para a concorrência.


FICHA TÉCNICA

CHEVROLET MONTANA
Preço básico: n/d
Carro avaliado: R$ 140.490

Chevrolet Montana Premier 1.2T
Motor: três cilindros em linha 1.2, 12V, duplo comando de válvulas com variação na admissão e no escape injeção direta, turbo
Cilindrada: 1.199 cm3
Combustível: flex
Potência: 132 cv (g) e 133 cv (e) a 5.500 rpm
Torque: 190 Nm (g) e 210 Nm (e) de 2.000 a 4.500 rpm
Câmbio: automático sequencial, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção multilink (t)
Freios: discos ventilados (d) e tambores (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,717 m (c), 1,798 m (l), 1,659 m (a)
Entre-eixos: 2,800 m
Pneus: 215/55 R17
Caçamba: 874 litros
Tanque: 44 litros
Peso: 1.310 kg
0-100 km/h: 12s (e)
Velocidade máxima: 180 km/h (e)
Consumo cidade: 11,1 km/l (g) e 7,7 km/l (e)
Consumo estrada: 13,3 km/l (g) e 9,3 km/l (e)
Emissão de CO2: 111 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: B (picape compacta)

 

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