Muito se fala do atraso no lançamento de novos modelos por aqui em relação aos mercados desenvolvidos. Mas desta vez saímos na frente. Lançado no mercado asiático no fim de 2013 e no Brasil em abril do ano passado, a nova geração do Honda Fit irá chegar às lojas europeias apenas no segundo semestre deste ano.

Batizado por lá de Honda Jazz, a terceira geração do modelo será uma das atrações do estande da marca japonesa no Salão de Genebra. Apesar do atraso, os europeus vão receber um modelo bem mais tecnológico. Visualmente idêntico ao brasileiro, o Fit europeu tem com destaque o Advanced Driver Assist System, composto por sistemas como o alerta de mudança de faixa, alerta de colisão, sistema de reconhecimento de placas de trânsito e de frenagem automática em emergências.

Outra diferença está no conjunto mecânico. No Brasil, o modelo segue com o motor 1.5 de 116 cv da Série L, lançado em 2001. Por lá, o modelo estreia o propulsor 1.3 de 102 cv, da nova família Earth Dreams Technology, projetado para reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes.