22/03/2023 - 17:17
Nesta quinta-feira (23), a Volkswagen completa exatas sete décadas de atuação no Brasil. Tudo começou em março de 1953, em um galpão na rua do Manifesto, no bairro Ipiranga, em São Paulo (SP). Lá, a VW começou montando veículos com peças vindas da Alemanha, com apenas 12 funcionários. Primeiro foi o Fusca e depois a Kombi.
Com o sucesso das vendas, a companhia então começou a pensar na construção de uma fábrica no País. O espaço não se limitaria à montagem de veículos, mas também seria uma base de exportação para toda a América do Sul.
O próximo passo foi o surgimento da planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) – a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, inaugurada em 1959. O local também seria um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos.
Na sequência, vieram as fábricas de Taubaté (SP – veículos, inaugurada em 1976), de São Carlos (SP – motores, inaugurada em 1996), de São José dos Pinhais (PR – veículos, inaugurada em 1999) e o Centro de Peças e Acessórios em Vinhedo (SP), inaugurado em 2004.
“Nessa longa estrada, construímos histórias emocionantes e estamos presentes na vida, no coração e na garagem dos brasileiros. Afinal, quem não tem uma história com um VW? E seguimos acelerando a transformação da Volkswagen do Brasil, sempre com foco no cliente e na mobilidade sustentável”, diz o COO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, em nota divulgada.
+ Volkswagen 70 anos no Brasil: montadora investirá R$ 7 bilhões até 2026
+ 70 anos da Volkswagen no Brasil: veja os modelos mais queridos online
+ Conheça o novo acervo histórico da Volkswagen do Brasil
Veja abaixo a linha do tempo com um resumo das principais inovações e lançamentos da Volks:
Anos 1950
- Em 1959, a Kombi tinha 50% de partes produzidas localmente, e o Fusca recebeu 54% de peças locais. Isso resultou em preços mais acessíveis para os modelos.
Anos 1960
- Em 1965, a VW inaugurou o primeiro Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Design, na fábrica Anchieta. Nesse período, foram lançados projetos, como o Karmann-Ghia.
Anos 1970
- O ano de 1972 foi marcado pela chegada dos modelos SP1 e o SP2, com design esportivo e motores 1.6l (SP1) e 1.7l (SP2).
- Em 1973, a marca lançou a Brasília, apresentando um conceito de carroceria hatchback.
- Em 1974 foi apresentado o Passat.
Anos 1980
- Em 1980 a VW lançou o Gol. Depois, nasceu o Voyage (1981), Parati (1982) e Saveiro (1982).
- A Volkswagen também passou a atuar no segmento de luxo, com o Santana (1984) e a Quantum (1985).
Anos 1990
- Em sua segunda geração, o Santana trouxe inovações. Em 1991, o modelo oferecia freios ABS e em 1992 ele foi equipado com catalisadores no sistema de escape, para motorizações a etanol ou a gasolina.
- Em 1994, chegou a segunda geração do Gol, ou “Bolinha” por conta das linhas arredondadas.
Anos 2000
- Em 2002, a VW lançou o Polo, inaugurando a nova plataforma “PQ-24”. Foi o primeiro da marca a receber direção eletro-hidráulica e soldas a laser, para uma carroceria mais rígida e segura.
- A terceira geração do Gol, em 2003, agregou a primeira motorização flex.
- Em 2003 chegou o Fox.
- Em 2007 foi a vez do Passat, importado da Alemanha.
Anos 2010
- O VW up! foi lançado em 2014, com nota máxima (5 estrelas) nos testes de colisão do Latin NCAP.
- Em 2015, a fábrica de São Carlos passou a produzir, também, os motores TSI, como parte da família EA211.
- Com o Novo Polo (2017) e o Virtus (2018), foi lançada uma “nova Volkswagen”, inaugurando a plataforma modular MQB, base em que modelos como T‑Cross e Nivus foram construídos posteriormente.
Anos 2020
- A chegada do Nivus ocorreu em 2020.
- Em 2021 foi o momento do Taos.
- Essa década ainda apresenta os testes e apresentações dos modelos elétricos: ID.3, ID.4 e ID.Buzz.
Veja abaixo as unidades da Volkswagen do Brasil e os modelos e motores fabricados:
– Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP): onde são fabricados os veículos Nivus, Polo, Virtus e Saveiro. Inaugurada em 18 de novembro de 1959.
– Fábrica de Taubaté (SP): onde é fabricado o Polo Track. Inaugurada em 14 de janeiro de 1976.
– Fábrica de São Carlos (SP): onde são fabricados os motores EA111 1.6l e EA211 1.0l MPI, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l MPI. Inaugurada em 12 de outubro de 1996.
– Fábrica de São José dos Pinhais (PR): onde é fabricado o T‑Cross. Inaugurada em 18 de janeiro de 1999.
– Centro de Peças e Acessórios da Volkswagen do Brasil em Vinhedo (SP). Inaugurado em 13 de agosto de 2004.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Senna recebe homenagem da McLaren; piloto completaria hoje 63 anos
+ Avaliação: com transmissão CVT, Fiat Argo Trekking faz mais de 16 km/l
+ Teste Rápido: Novo Nissan Sentra é silencioso e faz mais de 20 km/l
+ Preço da gasolina registra leve queda em SP, diz levantamento
+ Nova marca de motos no Brasil: Zontes chega com três modelos
+ Volkswagen 70 anos no Brasil: montadora investirá R$ 7 bilhões até 2026
+ Imposto de Renda 2023: confira como declarar carro ou moto
+ Jeep promete desconto de mais de R$ 50 mil em semana promocional
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Avaliação: em breve no Brasil, Nissan X-Trail é SUV híbrido para desafiar Jeep Compass e Toyota RAV4
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Caoa Hyundai abre pré-venda do SUV Kona no Brasil e confirma modelos