O segmento de veículos comerciais ganhou uma dose de conforto com a chegada do Ford Transit automático em opções Minibus e Furgão.

Com o foco de proporcionar um menor esforço do condutor, assim como um baixo índice de manutenção, o utilitário combina o propulsor a diesel de quatro cilindros 2.0 16V com turbo e injeção direta a caixa AT de dez marchas para oferecer 165 cv de potência e torque de 395.21 Nm (40,3 kgfm) entregue em faixa de 1.750 rpm a 2.500 rpm.

Trata-se da mesma unidade 2-litros empregada no Ford Transit manual de seis marchas, contudo, a nova transmissão com conversor de torque foi desenvolvida para aplicação severa e vinda da família que equipa as picapes norte-americanas do fabricante do oval azul, como a F-150 e a F-250, para citar.

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Confira os preços:

Van L3H3 (12.4 m³) – R$ 274.500
Vidrada – R$ 298.200
Minibus 14+1 – R$ 336.500
Minibus 17+1 – R$ 358.900

Como é de andar?

Ao volante, aparecem 5 cv de potência a menos comparado ao Ford Transit com câmbio manual (170 cv). Mesmo assim, há desenvoltura por conta do torque entregue em baixas rotações e o baixo turbolag (aquele atraso antes de o turbocompressor pegar para valer).

O matrimônio mecânico possibilitou trocas de marchas breves e, durante nosso primeiro contato, indo na estrada a 100 km/h em décima, a agulha do conta-giros ficou em torno de 2.000 rpm. Ao provocar o pedal do acelerador, rapidamente quatro velocidades foram reduzidas para retomar o fôlego – as mudanças sequenciais são realizadas pelo botão na lateral da alavanca seletora.

A carroceria com o teto alto oferece uma altura máxima de 2,769 m ao passo que as rodas de 16″ vestem pneus de medidas 235/65 R16C (Foto: Divulgação)

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Guardadas as devidas proporções, o Ford Transit Furgão tem uma condução similar a dos carros de passeio podendo ser conduzido por motoristas com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de categoria B.

As suspensões filtram/absorvem muito bem as irregularidades do piso da mesma forma que oferecem um bom controle nas curvas. O utilitário não sofre de ruídos aerodinâmicos, porém, sente a atuação dos ventos laterais devido a altura da carroceria de teto alto. Nada que assuste.

A direção assistida eletricamente é leve em baixas velocidades e oferece o peso correto ao trafegar mais rápido, sendo a coluna ajustável em altura/profundidade. A cabine exibe bons materiais, embora o terceiro ocupante não encontre uma posição cômoda devido ao túnel central. De todo modo, a visibilidade é beneficiada pela área envidraçada e os generosos retrovisores.

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De série, estão disponíveis ar-condicionado, trio elétrico, quadro de instrumentos com tela TFT de 2,5″, volante multifuncional, monitor de LCD de 8″ com bluetooth/Wi-Fi e conectividade Android Auto e Apple CarPlay, câmera/sensores de estacionamento, sensor de chuva e sistema Stop-Stop, com atuação suave ao desativar/religar o motor nas breves paradas em prol do consumo e da emissão de poluentes.

O pacote de segurança é composto por assistentes de frenagem de emergência/de partida em rampas, duplo airbag frontal, controles adaptativos de carga/de anti-capotamento e de tração/estabilidade, estabilização de vento lateral, luz de emergência em frenagens bruscas, alerta de limite de velocidade e luz de condução diurna.

A área de carga pode ser acessada pelas portas traseiras e a lateral corrediça. Lá dentro, o local possui 3,494 m de comprimento, 1,784 m de largura, 2,025 m de altura e 1,392 m de distância entre as caixas de rodas.

Foto: Divulgação

A chegada do Transit automático não é a única novidade da gama para 2023, pois no segundo semestre deste ano será a vez da chegada do Ford Transit Chassi Cabine.


FICHA TÉCNICA

FORD TRANSIT FURGÃO LONGO 12,4 M³ AT L3H3 LONGO TETO ALTO
Preço básico: R$ 274.500
Carro avaliado: R$ 274.500

Ford Transit Furgão Longo 12,4 m³ AT L3H3 Longo Teto Alto
Motor: quatro cilindros 2.0 16V, turbo, injeção direta, Proconve L8
Cilindrada: 1995 cm3
Combustível: diesel
Potência: 165 cv a 3.500 rpm
Torque: 395,21 Nm entre 1.750 e 2.500 rpm
Câmbio: automático, dez marchas
Direção: elétrica
Suspensões: Independente, com molas helicoidais e barra estabilizadora (d) e feixe de molas e amortecedores pressurizados (t)
Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t)
Tração: traseira
Dimensões: 5,981 m (c), 2,059 m (l), 2,769 m (a)
Entre-eixos: 3,750 m
Pneus: 235/65 R16C
Rodado: simples
Zona de carga: 3,494 m (c), 1,784 m (l), 2,025 m (a) e 1,392 m (distância entre as caixas de rodas)
Capacidade de carga: 1.151 kg
Volume máximo: 12,4 m³
Tanque: 71 litros
Tanque de Arla: 24 litros 
Peso: 2.349 kg
Peso Bruto Total (PBT): 3.500 kg 
0-100 km/h: n/d
Vel.máxima: n/d
Emissão de CO²: 205 g/km*
Nota do Inmetro: D*
Classificação na categoria: C (Comercial)*
*estimado

 

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