Muitos carros podem ser abastecidos com gasolina ou etanol. Isso concede uma liberdade ao consumidor para poupar o bolso com a melhor opção.

O fato é que a tecnologia flex completou 20 anos. Vale lembrar que ela foi inteiramente desenvolvida no Brasil e é apontada internacionalmente como exemplo de contribuição da indústria automobilística à sustentabilidade e à preservação ambiental.

Em março de 2003, a Volkswagen exibiu o Gol Power 1.6 Total Flex, primeiro modelo no País capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

No entanto, a investigação da possibilidade de usar misturas de etanol e gasolina iniciou muitos anos antes, lá em 1992, juntamente com o desenvolvimento do sistema de injeção de combustível com controle digital.

Desde o lançamento do primeiro modelo Total Flex, a Volkswagen do Brasil já comercializou 8 milhões de veículos flexíveis – março de 2003 a fevereiro de 2023.

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Segundo a VW, a decisão de implementar a tecnologia foi suportada pela existência de infraestrutura estabelecida para o etanol, pelo interesse do consumidor, e pela maturidade da tecnologia de controle digital dos motores, desenvolvida ao longo da década de 1990.

De lá para cá, a marca alemã lançou também a primeira versão de um carro flex sem o “tanquinho” no “Polo eFlex”, em 2009. Com isso, as rotinas de software ficaram mais sofisticadas, identificando de forma mais segura o combustível e adaptando rapidamente o motor.

“Apesar destes avanços, eu creio que a maior mudança nestes 20 anos foi o propósito do flex. Assim como o etanol na década de 1980, o flex foi uma resposta a uma demanda econômica. Agora ele se tornou uma alternativa muito interessante para a descarbonização da mobilidade no Brasil e em países com potencial para produzir esse combustível de forma sustentável”, pontua Roger Guilherme, gerente do Way do Zero Center, em nota divulgada.

Total Flex – Foto: Divulgação/Volkswagen

Way to Zero

Inaugurado recentemente, o Way to Zero Center, localizado na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), é um local de pesquisa que abrange projetos e tecnologias que irão contribuir com a descarbonização do setor automotivo, o que inclui a pesquisa em etanol.

Etanol ou gasolina?

No App Meu VW, por exemplo, o consumidor pode fazer as contas com a calculadora digital para saber qual combustível é mais vantajoso: etanol ou gasolina. “Muito além da questão financeira, a ferramenta mostra qual será a emissão de CO2 (dióxido de carbono) de acordo com o combustível escolhido, considerando a metodologia ‘poço-à-roda’, diz a Volks.

Por meio da parceria com empresas, a Volkswagen também possui o chamado “Programa Abasteça Consciente”, que prevê incentivar o uso do etanol para abastecer os carros flex da marca com benefícios exclusivos.

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