11/04/2023 - 15:58
Em 2013, a Toyota lançou o seu primeiro híbrido no Brasil: o Prius (veja a avaliação aqui). De lá para cá já se passaram dez anos e aproximadamente sete mil unidades comercializadas no País (até 2021).
Importado do Japão, o modelo foi apresentado oficialmente para o público durante o Salão de São Paulo, em 2012.
No entanto, antes mesmo do evento, o Prius já rodava nas ruas paulistanas pelo fato de ter sido incorporado à frota dos táxis “verdes” do município. No total, foram adicionadas 116 unidades do veículo ao programa como parte dos testes da Toyota no mercado.
“O Prius cumpriu um importante papel nestes dez anos aqui no Brasil, e abriu caminho para o desenvolvimento da tecnologia híbrida flex, contribuindo no processo de eletrificação do nosso portfólio”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, em nota divulgada.
O carro era equipado com dois motores, um a combustão e outro elétrico.
+ Toyota anuncia projeto para testes de hidrogênio renovável no Brasil
+ Avaliação: em breve no Brasil, Nissan X-Trail é SUV híbrido para desafiar Jeep Compass e Toyota RAV4
+ Toyota Corolla Cross chega à linha 2024 sem alterações; veja os preços
+ Toyota Prius: 5ª geração do híbrido tem painel solar e fica mais ‘atraente’
+ Carro Usado: Toyota Prius é híbrido de R$ 60 mil que faz até 30 km/l na cidade sem precisar de tomada
Pioneiro
Dois anos após o início das vendas do Prius no Brasil, em 2015, a Toyota iniciou o desenvolvimento (entre engenheiros brasileiros e japoneses) da tecnologia híbrida flex.
Com o anúncio, em setembro de 2018, do investimento de R$ 1 bilhão na fábrica de Indaiatuba (SP), a Toyota confirmava o Corolla como o primeiro modelo fabricado no Brasil a oferecer a inédita tecnologia híbrida flex.
“O Brasil tem um enorme potencial para ser protagonista mundial na descarbonização da frota. O etanol de cana-de-açúcar é o biocombustível com a menor pegada de carbono do mundo. Uma solução limpa e renovável, e que é realidade no País. Por isso, entendemos que o caminho, iniciado com o Prius, seguiu para o desenvolvimento e a produção da tecnologia híbrida flex na nossa planta em Indaiatuba, com a chegada da 12ª geração do Corolla Sedã e logo com o novo Corolla Cross”, destaca Chang.
Dois anos após a apresentação do sedã com esse tipo de tecnologia, a Toyota lançava o segundo veículo a utilizar a tecnologia, o Corolla Cross. Para isso foi realizado o aporte de R$ 1 bilhão na fábrica de Sorocaba (SP).
No total, foram produzidas no país mais de 60 mil unidades de eletrificados da marca no país, desde o lançamento da tecnologia.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Vendas de carros eletrificados batem recorde no 1º trimestre
+ CNH: grupo de motoristas tem até abril para renovar
+ Nissan Sentra: confira as principais tecnologias de segurança do sedã
+ EV9: Kia mostra mais detalhes do SUV elétrico de três fileiras
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Volvo promete parcelamento sem juros para seus modelos elétricos
+ Quatro novos SUVs: motivos para comprar (e para não comprar)
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Avaliação: nova Chevrolet Montana é picape feita de SUV
+ Avaliação: Volkswagen Virtus 2023 tem missão dupla
+ Avaliação: Corolla Cross Híbrido 2.0 tem 197 cv e humilha o brasileiro com freio eletrônico e muito mais
+ Dafra lança NH 300 no mercado brasileiro por R$ 23.990
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe