PreviousNext

Uma Ferrari 290 MM, pilotada pelo pentacampeão de Fórmula 1 Juan Manuel Fangio na Mille Miglia de 1956, será uma das atrações de um leilão organizado pela RM Auctions em dezembro, em Nova York (EUA). A expectativa é que o valor de venda do exemplar histórico ultrapasse os US$ 28 milhões (R$ 108 milhões).

Projetado especificamente para a edição daquele ano da tradicional prova italiana de longa duração, o modelo foi montado artesanalmente com uma carroceria de alumínio da Scaglietti e um chassi tubular de aço. Sob o capô, um motor 3.5 V12 de 324 cv, capaz de levar a máquina a 280 km/h. Com ela, o campeão argentino finalizou a prova na quarta colocação.

Com uma longa carreira nas pistas da Europa e Américas, que durou até meados dos anos 1960, o exemplar que será leiloado em dezembro foi pilotado em outras provas por nomes como Phill Hill (o único americano nato a vencer uma prova de Fórmula 1). Incrivelmente, a Ferrari de Fangio nunca sofreu um acidente e está equipada com a mesma carroceria e conjunto mecânico com que saiu de fábrica. Atualmente, o bólido de Maranello ostenta a pintura utilizada pelo argentino na Mille Miglia de 1956.

Além da máquina italiana, o Porsche 356 que pertenceu a Janis Joplin será outra atração deste leilão promovido pela RM Auctions.