A divisão N Line da Hyundai estreou no Brasil, em 2022, com o Creta. Uma variante diferente e que oferece alguns acertos de engenharia para privilegiar a condução. O SUV compacto inicia em R$ 169.690 trazendo a unidade tricilíndrica 1.0 turbinada ou cobra R$ 181.490, na opção N Line Night Edition, incluindo o propulsor 2.0 SmartStream naturalmente aspirado.

O design “ame-o ou deixe-o” ganhou uma pegada invocada, com o para-choque frontal modificado, a exclusiva grade do radiador exibindo o logotipo da Hyundai escurecido e o badge N Line, o qual ainda aparece nos para-lamas dianteiros e nas rodas de liga leve de 17”.

Outras particularidades estão nas saias laterais e traseira, nas capas dos retrovisores/barras longitudinais de teto em preto brilhante e na coluna “C” no tom grafite, assim como nos faróis/lanternas escurecidos (ambos de LED) e na saída de escape com duas ponteiras.

PreviousNext

+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Novo Hyundai Creta N Line Night Edition chega às lojas por R$ 181.490
+ Avaliação: Hyundai Creta Limited é versão intermediária com bom pacote de série
+ Compra do Ano 2023/SUV compacto: Hyundai Creta

Diferente do lado de fora, na cabine também aparecem novos elementos para o diferenciar das versões “normais”. Afinal, ao abrir a porta ele mostra detalhes em grafite no volante, nas laterais de portas, no painel e no console central, além de pedaleiras em metal, teto solar panorâmico, multimídia de 10,25” com Apple CarPlay/Android Auto, entradas USB-A, carregador de smartphone por indução e bancos em couro com costuras vermelhas.

PreviousNext


A habitabilidade é favorecida pelos comandos à mão e os 2,610 m de entre-eixos transmitem espaço para as pernas e os joelhos de quem viaja atrás – para comparar, são 2,570 m tanto no Jeep Renegade quanto no Chevrolet Tracker (confira as novas versões Midnight e RS). O porta-malas do Hyundai Creta oferta uma capacidade volumétrica de 422 litros – maior aos SUVs da Chevrolet (393) e da Jeep (385), para comparar.

Hyundai Creta N Line
Os ocupantes traseiros do Hyundai Creta N Line encontram saídas de ar e tomada USB-A para efetuar o carregamento de gadgets (Foto: Roberto Assunção)
Toque de engenharia

O Hyundai Creta N Line esconde o propulsor Kappa de três cilindros 1.0 turbo e injeção direta casado ao câmbio automático de seis marchas para produzir até 120 cv e 171.62 Nm (17,5 kgfm), quando abastecido com gasolina ou etanol, enquanto o Creta N Line Night Edition emprega a unidade 2.0 SmartStream de 167 cv e 20,6 kgfm, bebendo o combustível vegetal.

Ele entrega um desempenho adequado à proposta e acelera bem após a marcha lenta ao passo que a transmissão trabalha rapidamente e permitindo trocas sequenciais, seja pela alavanca seletora de marchas ou pelas borboletas atrás do volante. Na estrada, indo a 100 km/h a agulha do conta-giros marca 2.000 rpm contribuindo no conforto acústico e no gasto de combustível.

Aliás, o sistema Stop&Go ajuda na redução do consumo/emissão de poluentes e opera de forma suave ao desligar ou religar o motor de três cilindros. Do lado das críticas, a vibração em marcha lenta poderia ser menor e os pneus Goodyear Efficient Grip, de medidas 215/60 R17 (215/55 R18 na N Line Night Edition 2.0), dependendo da qualidade do asfalto, emitem ruídos para dentro do habitáculo.

Foto: Roberto Assunção

A direção eletricamente assistida ganhou uma nova calibração deixando-a rápida ao esterço da mesma forma que vieram novas molas/amortecedores mais firmes possibilitando uma melhora na dinâmica em curvas. Ou seja, ao volante a rolagem da carroceria ficou menor.

Pelo seletor Drive Mode no console central é possível escolher um dos modos de condução Eco, Normal e Sport, que mudam a grafia do quadro de instrumentos e alteram determinados parâmetros do veículo, como as respostas ao pedal do acelerador e as trocas de marchas, para citar.

Hyundai Creta N Line
Foto: Roberto Assunção

Caso o condutor passe do ponto, o Hyundai Creta N Line possui um bom pacote de segurança e incorpora alguns itens antes disponibilizados apenas na configuração Ultimate. A lista contempla sistema de frenagem autônomo, farol alto adaptativo, assistente de permanência/centralização em faixas, detector de fadiga, freio a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico e câmeras 360º.

As câmeras nos retrovisores ligam ao acionar a seta diminuindo os pontos cegos (Foto: Roberto Assunção)

Portanto, com um toque estético e algumas mudanças em engenharia, o Hyundai Creta N Line torna-se uma alternativa para quem deseja desfilar por aí esbanjando um estilo exclusivo.


FICHA TÉCNICA

HYUNDAI CRETA N LINE
Preço básico: R$ 169.690
Carro avaliado: R$ 172.990

Hyundai Creta N Line
Motor: três cilindros em linha 1.0, 12V, duplo comando de válvulas com variação na admissão e no escape, turbo, injeção direta
Cilindrada: 998 cm3
Combustível: flex
Potência: 120 cv a 6.000 rpm (g/e)
Torque: 171.62 Nm de 1.500 a 3.500 rpm (g/e)
Câmbio: automático sequencial, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,300 m (c), 1,790 m (l), 1,635 m (a)
Entre-eixos: 2,610 m
Pneus: 215/60 R17
Porta-malas: 422 litros
Tanque: 50 litros
Peso: 1.270 kg
0-100 km/h: 11s5 (e)
Vel. máxima: 180 km/h (e)
Consumo cidade: 12 km/l (g) e 8,2 km/l (e) 
Consumo estrada: 12,2 km/l (g) e 8,9 km/l (e)  
Emissão de CO2:  110 g/km
Nota do Inmetro: C
Class. na categoria: C (Utilitário Esportivo Compacto)

 

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Em busca de um SUV 0km? Confira os mais baratos do mercado
+ Avaliação: Honda Civic evolui, vira híbrido e, acredite, vale o que custa
+ Novo Honda Civic Type R bate recorde de tempo em Nürburgring; assista
+ Avaliação: Ford Bronco Sport é SUV rápido no gatilho
+ Ford confirma a chegada das primeiras F-150 ao Brasil; picape já está mais cara
+ Confira o valor do seguro dos carros 0km mais vendidos em 2023
+ Honda City 2024 chega ao mercado brasileiro com novidades; veja
+ Veja quais são os hatches 0km mais vendidos no Brasil em 2023
+ Avaliação: Fiat Fastback mostra que imagem não é tudo; vale a pena?
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Renegade, Compass e Commander: Jeep explica o significado dos nomes
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Quanto custa alugar um carro eletrificado da BYD? Veja
+ Audi oferece superesportivo elétrico RS e-tron GT por assinatura no Brasil