PreviousNext

A Peugeot apresentou hoje (27) a linha 2016 do hatch médio 308. Entre os destaques estão os itens de conforto, de segurança e de tecnologia. Desde a primeira versão, o modelo é oferecido com teto solar panorâmico, ar-condicionado de duas zonas, central multimídia, alarme, sensor de estacionamento, seis airbags, regulador e limitador de velocidade e faróis com luz diurna de navegação em LED.

Agora, mais alinhado com o 308 europeu o modelo passou a exibir a nova identidade visual do fabricante, que estreou primeiramente no sedã 508. O desenho da carroceria continua dinâmico e a grade do radiador, agora está em posição elevada trazendo o emblema do Leão centralizado. Os novos faróis com máscara negra invadem as laterais da carroceria e possuem luz diurna de navegação em LED, que contribuem tanto na segurança quanto garantem uma assinatura luminosa ao 308. A dianteira também estreou novo para-choque dotado de luz de neblina. Atrás, chama a atenção as novas lanternas em LED, assim como o para-choque redesenhado. As rodas aro 17 completam o visual exterior.

Por dentro, a cabine do 308 usa materiais de boa qualidade e bastante sensíveis ao toque. O volante é revestido em couro e a colunade direção é ajustável em altura e profundidade. Em conveniência, há acionamento automático dos faróis e do limpador do para-brisa, computador de bordo, trio elétrico e sensor de estacionamento. A câmera de ré e os sensores de estacionamento dianteiro são de série na Griffe THP.

O quadro de instrumentos recebeu fundo branco e o console central é pintado em preto brilhante. Os bancos foram revistos, com mudança na densidade da espuma no assento e nas abas laterais, para segurarem melhor o corpo nas curvas. Além disso, o ar-condicionado ganhou uma nova calibração para melhorar a refrigeração e o nível de ruído.   

A nova central multimídia é a mais tecnológica da linha Peugeot e é capaz de espelhar o conteúdo do smartphone. A tecnologia Mirror Link e CarPlay permitem que seja utilizado pelos aparelhos da Samsung, Nokia e Apple, respectivamente. Além disso, ofererce um HD interno com capacidade de 16 gb de armazenamento. Essa nova central é compatível com o aplicativo Link My Peugeot para sistemas operacionais Android e IOS. Por ele, o proprietário pode monitorar o consumo de combustível, localizar onde o carro está estacionado, continuar a navegação do GPS, entre outras funcionalidades.

Mecanicamente, entre as mudanças estão a suspensão traseira retrabalhada com novos amortecedores e articulações para deixar o hatch médio mais confortável e silencioso ao passar sobre buracos ou outras imperfeições no asfalto. As versões THP (Turbo High Pressure) passam a ser flex e o motor 1.6 oferece 173 cv de potência com etanol. Já a transmissão automática de seis marchas recebeu a função ECO para favorecer o consumo. Na versão 1.6 manual traz o indicador de troca de marchas, que ensina  o motorista a dirigir de maneira mais econômica.

E como segurança é importante, o Peugeot 308 traz de série em todas as versões seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina), sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, três apoios de cabeça no assento traseiro, freios com ABS e EBD, repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio à frenagem (AFU) e controle de estabilidade (ESP) – disponível a partir da intermediária Allure.

Cores

A palheta é formada pelas tonalidades Vermelho Rubi (cor de lançamento e sem custo), Branco Banquise (exclusiva para Allure), Preto Perla Nera (metálica), Cinza Aluminium (metálica) e Branco Nacré (perolizada).

Garantia

A garantia do Peugeot 308 é de três anos e as revisões têm preço fixo.

Confira o conteúdo de cada versão e os seus preços

Allure 1.6 Flex Manual (R$ 69.990)

Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), alarme, ISOFIX, freio a disco nas quatro rodas com ABS, AFU e REF, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina dianteiros, luzes diurnas (DRL) em LED, lanternas indicadoras de direção nos retrovisores, prtas traseiras com sistema de trava de segurança, tavamento automático das portas e porta-malas em velocidade, teto panorâmico, direção eletro-hidráulica assistida, ar-condicionado Bi-Zone, limpador de para-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade, acendimento automático do farol, regulador & Limitador de velocidade, banco do motorista com regulagem de altura manual, couro parcial, apoio de braço no banco do motorista, travamento das portas, porta malas e fechamento dos vidros pelo telecomando da chave, regulagem do volante em altura e profundidade, vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas, retrovisores com ajuste elétrico, central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas com Mirror Link e My Link, LINK MY PEUGEOT, tela multifunções com computador de bordo, chaves com abertura à distância das portas e tampa do porta-malas, roda de 17 polegadas em liga leve, detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro, retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria, painel de instrumentos soft (“slush”), volante revestido em couro.

Allure 2.0 automática (R$ 75.990)

Oferece todos os equipamentos da configuração Allure manual mais o controle de estabilidade.  

Griffe 1.6 THP Flex (R$ 82.990)

Todos os itens presentes na Allure manual e automática, além de trazer a mais: sensor de estacionamento dianteiro, câmera de ré, bancos em couro perfurado, rodas aro 17 com acabamento diamantado e navegador.

E o modelo europeu?

A Peugeot mantém os planos de comercializar no Brasil o 308 europeu. Segundo o fabricante, esse modelo pertence a uma outra faixa de preço e de clientes. No entanto, a sua chegada depende de questões cambiais.

Confira na edição de novembro da MOTOR SHOW a avaliação da versão Griffe THP. Semana que vem nas bancas.