08/08/2023 - 13:00
O empresário e piloto Pedro Costa convive diariamente com os carros mais caros do país. Quando recebeu a reportagem na sede da Stradale Car Service, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, sua oficina estava cuidando de dois Porsches, um McLaren e alguns Mercedes, BMW, Audi e Volvo que somavam, tranquilamente, mais de R$ 10 milhões.
“Eu me considero um pediatra dos meus clientes, eu trato dos filhos deles. É uma relação de altíssima confiança você entregar a chave de um carro de R$ 5 milhões na mão de alguém”, explica Costa sobre a relação dos proprietários com seus veículos.
A história dele com carros nasceu duas gerações atrás. Seu avô, Jacyr Martins Costa, fundou a Rede Caçula de Pneus em 1960 e chegou a ter 42 pontos de venda pela cidade de São Paulo. Em 2016 Pedro começou a tocar o negócio da família, que foi vendido para a Pirelli em 2018.
“Depois da venda eu pensei: o que eu vou fazer da minha vida? Eu já tinha terminado minha segunda faculdade e uma pós-graduação e pensei que era o momento de empreender”, conta.
Stradale: novo conceito de oficina premium
Com seus contatos no ramo do varejo e acesso aos clientes, Costa queria criar algo diferente, com um serviço de excelência e, além de tudo, uma experiência aos consumidores.
Foi aí que ele teve a ideia de fundar a Stradale, oficina especializada em carros premium e a única que presta esse tipo de serviço no país.
“Eu trouxe para o Brasil um conceito do One Stop Shop. Antigamente o cliente tinha que pegar o carro e trocar o pneu em um lugar, fazer a manutenção em outro, escapamento em um terceiro e ficava pingando de galho em galho. Eu vi que isso era um problema porque o dono de um carro importado não quer ficar lidando com várias oficinas e centros de serviço, ele quer resolver o problema dele. Então a Stradale vem com um viés de solução 360 graus, que é o one stop shop e full service”, explicou.
Diferentemente do pensamento geral sobre uma oficina, não há graxa no chão nem pôsteres de mulheres nuas nas paredes na sede da empresa, na Avenida Cidade Jardim. Costa conta que a preocupação sempre foi oferecer uma experiência única aos seus clientes, e pegou o exemplo da rede de Hotéis Fasano como inspiração para o seu negócio.
“Você vai no Fasano lá em Punta Del Leste, em Salvador ou em Nova York é o mesmo cheiro, o mesmo serviço, a mesma roupa de cama e o mesmo café da manhã. Então quando eu montei a Stradale eu não quis criar uma oficina, eu quis criar uma marca muito forte e sólida para que eu pudesse depois abrir outras frentes de negócio criando assim uma marca de desejo com capilarização e com um viés diferente de expansão”, disse.
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Condomínio de luxo será o próximo passo
A pandemia de Covid-19 que atingiu o mundo no começo de 2020, mudou muita coisa para sempre. Costa conta que foi daí que ele viu a quantidade de clientes que estavam com projetos de “segundas casas” com a adoção do home office por muitas empresas.
Junto com a Bossa Nova Sotheby’s, ele resolveu criar a Villa Stradale, condomínio de altíssimo padrão à beira da represa de Bragança Paulista.
“Quando eu montei o projeto, pensei: como eu posso fazer algo diferente? E aí veio a ideia de fazer um condomínio pé na água de alto padrão, já que não tinha nada parecido. Conhecendo os clientes e as necessidades deles eu montei esse projeto”, contou. O condomínio ainda não foi lançado oficialmente, mas a procura, de acordo com Costa, já está sendo alta.
Proximidade com clientes é trunfo da marca
Além do serviço de excelência, Costa também investe no relacionamento com o cliente e no processo de pós-venda. Nesse sentido, ele criou a Stradale Experience, em que leva seus clientes para experiências exclusivas como acelerar seus carros de luxo no autódromo de interlagos.
“Este ano a gente vai fazer os Stradale Sertões Experience. Vamos ficar quatro dias em Jericoacoara, fazendo trilhas nas dunas, com alta gastronomia e kitesurf. Tudo para estar próximo do nosso público e oferecer experiências que levam a marca a outro patamar”, disse Costa.
Experiência como piloto ajuda na hora de administrar as empresas
A paixão por automobilismo desde criança fez com que Costa também se aventurasse nos autódromos do país. Ele acredita que o esporte o ajuda a se tornar ainda mais arrojado na condução de suas empresas e empreendimentos.
“No automobilismo você pode estar com o melhor carro possível, na melhor preparação física, confiante no carro, mas sempre pode acabar furando um pneu, você pode rodar e bater na primeira curva. Como é que você lida com isso? Você desiste? Não, você tem que pensar no campeonato. Se você quer ganhar o campeonato, tem que ir pra próxima e entender o que poderia ter sido feito diferente. E nos negócios isso funciona de uma forma parecida”, contou.
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