30/10/2015 - 14:39
O Honda Fit é um carro certinho, com desempenho condizente à sua proposta e uma cabine versátil. Faltava a ele oferecer um acabamento interno à altura do seu preço. E isso veio na linha 2016 do monovolume. As versões EX adotaram o painel da versão topo de linha EXL, com iluminação azul e computador de bordo, detalhes em prata no habitáculo, volante multifuncional revestido de couro e com os controles do piloto automático, além de repetidores de seta nos retrovisores externos. Já a EXL traz a mais, em relação EX, airbags laterais e bancos forrados de couro.
Todas as versões (DX, LX, EX e EXL) usam o motor 1.5 FlexOne, que dispensa o tanquinho de gasolina de partida a frio. As configurações DX e LX têm opção de câmbio manual de cinco marchas ou continuamente variável (CVT), enquanto a avaliada EX e a EXL são comercializadas somente com transmissão CVT. O bloco 1.5 associado a essa caixa transmite uma condução precisa, mas livre de grandes emoções.
O Honda trafega em trechos urbanos sempre em giro baixo e com bom consumo – pelo computador de bordo, obtivemos médias de 9,5 km/l com trânsito livre. A rigidez da direção elétrica varia de acordo com a velocidade, com boas respostas ao esterço. E as suspensões absorvem bem as imperfeições do piso, mas poderiam ser mais silenciosas. Outro pênalti está nos freios traseiros a tambor, quando na geração anterior eram a disco. Lembre-se: o Fit EX custa R$ 65.900.
Apesar desse e de outros deslizes, a cabine do Fit compensa. É o seu ponto alto, com espaço abundante, permitindo modular os bancos nas versões LX, EX e EXL. Ele possibilita até acomodar objetos altos e longos, como uma bicicleta. Além disso, o modo Refresh permite deixar o encosto dianteiro alinhado com o banco traseiro – como uma cama mesmo – para aumentar a capacidade de transporte. Diversos porta-objetos e porta-copos estão espalhados pelo habitáculo do Honda para facilitar a acomodação das tralhas do dia a dia. Bom de dirigir, o Fit é. Porém, ele é uma opção interessante para aqueles consumidores que priorizam um carro espaçoso a ter prazer ao volante.
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Ficha técnica:
Honda Fit EX
Preço básico: R$ 61.150
Motor: 4 cilindros em linha, 16V, comando variável
Cilindrada: 1496 cm3
Combustível: flex
Potência: 115 cv a 6.000 rpm (g) e 116 cv a 6.000 rpm (e)
Torque: 15,2 kgfm a 4.800 rpm (g) e 15,3 kgfm a 4.800 rpm (e)
Câmbio: continuamente variável (CVT)
Tração: dianteira
Direção: elétrica
Dimensões: 3,998 m (c), 1,694 m (l), 1,535 (a)
Entre-eixos: 2,530 m
Pneus: 185/55 R16
Porta-malas: 363 litros
Tanque: 45,7 litros
Peso: 1.099 kg
0-100 km/h: não divulgado
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo cidade: 12,3 km/l (g) e 8,3 km/l (e)
Consumo estrada: 14,1 km/l (g) e 9,9 km/l (e)
Emissão de CO2: 102 g/km
Nota do Inmetro: A
Classificação na categoria: A (Compacto)